O Arcebispo de Los Ángeles (Estados Unidos), Dom José Gómez, afirmou que a Nova Evangelização precisa chegar aos jovens, usando todos os meios disponíveis, tanto novos como antigos.

Em declarações ao grupo ACI em 18 de outubro, durante um descanso do Sínodo dos Bispos dedicado à Nova Evangelização, Dom Gómez disse que "é nossa missão pedir a Deus a graça para descobrir novas maneiras de chegar aos jovens. Precisamos usar todas as novas formas de comunicação, para que eles possam entender do que estamos falando".

O Arcebispo de Los Ángeles assinalou que a Nova Evangelização deve apresentar as verdades eternas com novas formas.

"As belas tradições, como a exposição do Santíssimo Sacramento, e o tempo de contemplação e meditação, são muito populares entre os jovens", indicou, por isso "temos que retornar a isso, para que eles possam sentir, também, quanto que a fé católica é importante para eles".

Os jovens são um aspecto importante da Nova Evangelização, que está dirigida a reintroducir a fé a países antigamente cristãos.

Dom Gómez acredita que a Igreja pode obter isto adotando medidas enraizadas na oração.

"A primeira coisa que devemos fazer é rezar por eles, e então temos que ter novas e melhores formas de chegar a eles".

Dom Gómes indicou que em Los Ángeles, por exemplo, "temos congressos específicos em cada região da arquidiocese, e alguns deles tratam de apontar às pessoas jovens, para que eles possam vir, participar e ver quão formoso é conhecer a Cristo".

"Nós rezamos por eles, e confiamos suas necessidades (a Deus), e vemos que eles se emocionam pela fé católica".

Essa emoção está enraizada não em sentimentos, mas no descobrimento de que "a fé católica tem todas as respostas para todos os desafios desta sociedade", disse.

Esta descoberta, indicou Dom Gómez, deve impulsionar "um novo entusiasmo sobre a forma em que conhecemos e praticamos nossa fé".

Os Bispos no Sínodo dizem que os catequistas aprovados pela Igreja serão instrumentos para levar às pessoas a Cristo, e fazer um êxito a Nova Evangelização.

O Arcebispo de Los Ángeles expressou sua emoção ao informar que na semana passada presidiu uma Missa de boas vindas a 3000 novos catequistas certificados pela Igreja. Muitos destes são de língua espanhola que podem evangelizar em áreas da cidade onde moram latinos, que podem ser devotos e praticar piedades populares, mas necessitam instrução na fé.

Dom Gómez recordou que, tal como indicou em suas palavras no Sínodo, em 9 de outubro, "os ensinamentos da Igreja Católica não mudaram, a sociedade mudou".

Nessa ocasião, o Arcebispo de Los Ángeles disse que "precisamos encontrar a ‘linguagem’ que melhor apresente as formas tradicionais de santificação, os sacramentos, as orações, obras de caridade, em uma forma que seja atrativa e acessível às pessoas que vivem a realidade de uma sociedade globalizada, secular e urbana".

"Com nosso rico tesouro de espiritualidades católicas, e com nossas boas novas do ‘plano familiar’ de Deus para a história, possuímos recursos poderosos para nossa evangelização da cultura, no contexto da globalização e da crescente secularização em nossas sociedades".