Carregando...
Líder dos mineiros chilenos resgatados visita o Papa pelo Ano da Fé

Luis Urzúa Iribarren

ROMA, 18 Out. 12 / 10:19 am (ACI).- No segundo aniversário do histórico resgate de 33 mineiros soterrados em uma mina chilena, o líder do grupo, o topógrafo Luis Urzúa Iribarren, participou da Missa de inauguração do Ano da Fé no Vaticano e agradeceu ao Papa Bento XVI por havê-los acompanhado com suas orações.

Urzúa Iribarren, de 54 anos, era o chefe da equipe no momento do desmoronamento na mina São José da Atacama e foi último a sair à superfície no resgate que começou no dia 11 de outubro de 2010 e terminou dois dias depois.

O mineiro peregrinou até Roma para participar da Missa de inauguração do Ano da Fé e agradecer ao Papa Bento XVI seu acompanhamento durante os 70 dias que o grupo permaneceu a 700 metros abaixo da terra.

Em uma entrevista concedida ao ACI/EWTN Notícias, Urzúa assegurou que sem a ajuda da fé, nunca teria conseguido sobreviver. “Sem a fé, não teríamos passado esta dura prova”, afirmou.

“Com esta visita quis lhe dar graças ao Papa por seu afeto, e ser embaixador da fé no mundo inteiro, que é o mais importante. O Santo Padre o pede, e temos que pôr todos nosso granito de areia”, acrescentou.

Durante a cerimônia de abertura do Ano da Fé, celebrada no dia 11 de outubro na Praça de São Pedro do Vaticano, Urzúa junto a uma delegação de representantes de trabalhadores do mundo inteiro, recebeu do Papa uma cópia dos documentos do Concílio Vaticano II, que cumprem 50 anos.

Além disso, durante sua visita, o topógrafo entregou ao Santo Padre uma carta e uma foto assinada por cada um dos 33 mineiros, quem, conforme explicou, encomendaram-se a Deus desde o primeiro momento do acidente.

Bento XVI os alentou então a manter a serenidade enquanto chegava o resgate, e os convidou a acolher a Palavra de Cristo para crescer em fé. Além disso, o Santo Padre, também enviou aos mineiros, 33 rosários abençoados, para acompanhá-los e alentá-los em sua devoção à Virgem da Candelaria e a São Lourenco, patrono dos mineiros.

Urzúa recorda que mais de 1.2 milhões de pessoas presenciaram seu resgate, mas explica que quer ajudar a resgatar o mundo animando todos a viverem o Ano da Fé, que se estenderá até o dia 24 de novembro de 2013.

Para viver este período que o Papa nos marca, “será preciso dar testemunho das grandezas de Deus, dar testemunho de como fomos resgatados. Sobre tudo nestes tempos, onde a fé escasseia e terá que avivá-la com o coração e com a alma”, concluiu.

Os 33 mineiros permaneceram soterrados na jazida mineira São José de Atacama, logo depois de um desmoronamento ocorrido no dia 5 de agosto de 2010. Graças a uma impecável operação de resgate que incluiu trabalhos de perfuração e a construção de uma cápsula para extrai-los um por um, puderam abandonar a mina entre os dias 11 e 13 de outubro do mesmo ano.

Etiquetas: mineiros soterrados, Chile

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Jun
18

Católico em dia

18 de junho de 2013

  • Você sabia que: O título de Cardeal adquiriu seu valor atual desde tempos do Papa Nicolás II em 1059 e gradualmente até 1438 com o Papa Eugênio IV.

Videos

Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé
Bento XVI: O concílio e a beleza da nossa fé
A oração jamais pode ser feita de modo individualista
Bento XVI: elevai o olhar dos corações ao Senhor.mp4
Bento XVI: cristãos e muçulmanos unidos contra a violência
Bento XVI: nenhuma oração é perdida, Deus sempre as acolhe com amor
Não há oração estéril, Jesus sempre nos escuta, ensina Bento XVI
Bento XVI ensina que rezar não é perda de tempo
Mensagem de dom João Carlos Petrini sobre a Semana Nacional da Família 2012
Elba Ramalho denuncia governo Dilma por promover o aborto
Trecho da entrevista exclusiva de Elba Ramalho à ACI Digital. Não perca a íntegra: dia 30/07.
Mensagem pró-vida de Elba Ramalho
Tome uma atitude!
Somos sempre autênticos?
Redes Anti-sociais?
Mulher brasileira denuncia: as abortistas não nos representam

Podcast

Evangelho do dia

Mateus 5,43-48

Evangelho
Data
06/18/13
06/17/13
06/16/13

Santo do dia

Juliana »

Saito
Data
06/18/13
06/17/13

Homilia do dia

Mateus 5,43-48

Homilia
Data
06/18/13
06/17/13
06/16/13

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: