Empenhados em cumprir este apelo do papa na introdução do YouCat, os jovens da arquidiocese de Niterói, subsede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, se reúnem todas as quintas-feiras para meditar e aprofundar os pontos do catecismo jovem da Igreja.

“Estudai o catecismo com paixão e perseverança! Para isso, sacrificai tempo! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o enquanto casal se estiverdes a namorar, formai grupos de estudos e redes sociais, partilhai-o entre vós na Internet! Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé!”, esta foi a exortação do Papa Bento XVI na introdução do YouCat.

Assim, sob a orientação do padre Bruno Guimarães, com aulas ao vivo no canal Youcat Niteroi cerca de 30 jovens por aula vêm estudando o catecismo desde de setembro de 2011. O canal já teve mais de mil curtições e o número segue crescendo.

Além do canal, os jovens também administram um grupo fechado no facebook onde discutem os temas propostos e partilham as experiencias de preparação para a JMJ 2013. Neste primeiro ano de estudo, o grupo já participou de vários encontros de divulgação como o programa da JMJ na rede vida. E, neste domingo, vão distribuir cerca de 13 mil YouCats durante o Dia Nacional da Juventude (DNJ).

Padre Bruno conta que a iniciativa foi dos próprios jovens que estruturam o canal, divulgaram e o convidaram a ministrar as aulas logo que voltaram da Jornada de Madri.

“O sentimento de ver o grupo completar um ano não pode ser outro, senão o de alegria e realização. E também o de esperança, de que seja o primeiro de outros anos ainda. E que esta iniciativa - que partiu dos jovens, sempre insisto em lembrar - possa abrir as portas e motivar ainda outras iniciativas de formação, de aprofundamento na nossa fé”, disse.

O sacerdote enfatiza que a perseverança dos primeiros jovens anima outros a também se unirem ao grupo. “Começar algo às vezes não é tão difícil, mas manter o entusiasmo, isto sim é admirável. Rezo pela constância de todos, peço que Deus a cada dia renove o ânimo de cada um.”

O objetivo inicial era terminar o estudo até a JMJ Rio2013. Mas a quantidade de dúvidas e o aprofundamento das questões atrasou o cronograma. As aulas dadas ficam armazenadas no canal para serem assistidas por aqueles que não conseguem acompanhar ao vivo. O endereço do canal é http://www.livestream.com/youcatniteroi