Em mais uma edição de uma das maiores procissões do mundo, o Círio de Nazaré reuniu mais uma vez cerca de 2 milhões de fiéis que saíram às ruas da capital paraense para mostrar sua fé católica e amor a Maria. As homenagens marianas e procissões que conformam a grande celebração do Círio continuam ao longo das próximas duas semanas de outubro.

Segundo informou a Rádio Vaticano, o clima de emoção e devoção marcou a missa do 220º Círio de Nazaré, presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello e concelebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, na Praça Frei Caetano Brandão, em frente à Catedral Metropolitana da Sé.

Mais de 50 mil pessoas participaram da missa celebrada às cinco horas da manhã. Quase duas horas depois, teve início a principal procissão que reuniu cerca de 2 milhões de fiéis.

Para o novo núncio no Brasil, o momento foi experiência única na sua vida.

“Foi difícil dormir depois da Trasladação e ficar na espera para viver de novo essa experiência no domingo”, afirmou Dom d’Aniello à Rádio Vaticano.

O Círio teve início na sexta-feira, 12 de outubro, com a primeira das onze romarias que compõem a quadra Nazarena. As homenagens continuam nas duas próximas semanas.

De acordo com a nota publicada neste sábado, 13 de outubro, pela página oficial da procissão (www.ciriodenazaré.com.br) só na procissão da transladação, reuniram-se 1.4 milhão de pessoas

“Neste ano, a Berlinda da Trasladação esteve ornamentada com 25 tipos de flores de quatro tons, mesclando as cores rosa e verde, distribuídas em 500 dúzias e 800 vasos de mudas. Entre as espécies estão: boca de leão, orquídea, cravina, cravo, rosa, crisântemo anastácia, astromélia, entre outros. Além de folhagens de brometa, tostoão e hera”, relata a nota do site da procissão.

Para o Diretor Coordenador do Círio 2012, Kleber Vieira, a procissão chegou no tempo esperado, às 23h. “Este ano o que ajudou na rapidez da procissão foi o recuo das arquibancadas que ajudou e muito na movimentação da procissão e dos fiéis”, afirma Kleber.

A cada ano que passa, o número de fiéis que acompanham a Trasladação é maior.
Na avaliação do Diretor de Procissões do Círio 2012, Carlos Augusto Nobre, “foi tudo maravilhoso”.

Durante o trajeto, foram diversas as homenagens dedicadas a Nossa Senhora de Nazaré. Entre as mais tradicionais, esteve a do Sindicato dos Estivadores e dos Arrumadores do Pará que soltaram fogos de artifício em honra à Virgem.

A Trasladação teve saída do Colégio Gentil Bittencourt, e seguiu pelas avenidas Magalhães Barata, Nazaré, Presidente Vargas, Boulevard Castilho França, Portugal, Praça do Relógio até a chegar à Catedral Metropolitana de Belém.