O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, apresentou desde a Sala de Imprensa do Vaticano, a última proposta para o diálogo permanente entre os fiéis e àqueles que não partilham da fé, do Átrio dos Gentis: "Deus, esse desconhecido", um evento que acontecerá em Assis do 5 ao 6 de outubro.

Na apresentação do também chamado "Átrio de São Francisco", participou o Diretor da Sala de Imprensa do Sagrado Convento de Assis, Pe. Enzo Fortunato, e o escritor Vincenzo Cerami.

O Átrio dos Gentis surgiu para aproximar de alguma maneira a religião àqueles que pouco ou nada sabem dela, e convidar à sociedade secularizada a respeitar a liberdade de ser cristãos.

Em uma entrevista concedida ao grupo ACI, o Cardeal Ravasi explicou que se São Francisco pudesse participar deste encontro, "seria capaz de falar de Deus de maneira tão criativa, que conseguiria fascinar a todos os não crentes, mas não simplesmente com seus lábios, mas também com seu corpo e suas mãos, não esqueçamos que ele em seu corpo imprimiu também a figura de Cristo através dos estigmas, e portanto, nos ensina e recorda que se queremos dizer Deus, não podemos dizê-lo somente com as palavras, mas também com nosso testemunho".

Em colaboração com o Sagrado Convento de Assis e a Associação Oicos Riflessione, o Cardeal Ravasi inaugurará as duas jornadas, nas que participarão até 40 relatores, entre eles, o presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano quem, além disso, se encontrará publicamente com a autoridade vaticana ao início do evento.

O programa prevê vários encontros para discutir temas como "Trabalho, empresa e responsabilidade"; "Contemplação e meditação"; "O diálogo intercultural e interreligioso pela paz"; "Os jovens, entre fé e niilismo"; "O grito da terra"; "Arte e fé"; e "O grito dos pobres, crise econômica mundial, desenvolvimento sustentável".

Além disso, está previsto que a Agência Espacial Italiana (ASI), ilustre algumas descobertas recentes das investigações do setor espacial, e as viagens dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional.

"Na segunda redação de uma carta aos fiéis, São Francisco se dirigia a 'todos os cristãos, religiosos, clérigos e leigos, homens e mulheres, a todos os habitantes do mundo inteiro'. Abrimos o Átrio de São Francisco com grande humildade e no sinal desta abertura evangélica a outros. Nosso desejo é que o Átrio dos Gentis em sua etapa de Assis, tenha a força de corresponder ao 'coração puro' e à 'mente pura' aos que nos exortava São Francisco", declarou o custódio do Sacro Convento de Assis, Pe. Giuseppe Piemontese.

O evento contará com a colaboração do Sagrado Convento de Assis e da Associação Oicos Riflessione, e durante a apresentação também intervieram o Padre Enzo Fortunato, e o escritor Vincenzo Cerami.