Na manhã deste 29 de setembro, o Papa Bento XVI se despediu da comunidade do Castel Gandolfo, onde passou um tempo dedicado ao “estudo, oração e descanso”, e agradeceu a todos pelo cuidado e preocupação postos em assegurar-lhe hospitalidade nessa localidade.

O Santo Padre agradeceu especialmente ao Bispo de Albano (Itália), Dom Marcello Semeraro, em cuja jurisdição se encontra Castel Gandolfo, e às comunidades de religiosas e leigos locais, e pediu que continuem fazendo-lhe sentir sua proximidade espiritual, mesmo depois de sua partida.

O Papa também expressou seu agradecimento às autoridades civis, entre eles ao prefeito de Castel Gandolfo, e assegurou suas orações pelas famílias mais necessitadas e os doentes.

“Queridos irmãos e irmãs, agradeço-lhes sua presença hoje a este encontro. O melhor modo para nos recordar é o da oração: eu não deixarei de rezar por vós e por suas intenções e confio que vós fareis o mesmo”.
Ao concluir, Bento XVI confiou os habitantes do Castel Gandolfo “à Virgem Maria, que veneramos no mês de outubro como Rainha do Santo Rosário”, e pediu que ela seja sempre “com seu olhar amoroso, a que acompanhe e sustente nossos passos no caminho da justiça e da verdade”.