O Dr. Guzmán Carriquiry Lecour, Secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina, advertiu sobre o grave problema que enfrenta a sociedade atual e sua projeção para o futuro pois “a juventude está órfã de pais e educadores”.

No marco de sua conferência “Identidade Católica e Universidade. Desafios e Perspectivas”, ditada em 22 de setembro na Universidade Católica San Pablo (UCSP) de Arequipa (Peru), o perito refletiu sobre a missão da universidade católica no presente, com o horizonte de procurar a verdade e, a partir dela, formar integralmente os seus alunos.

O Dr. Carriquiry denunciou que a ideologia do nihilismo, de grande influencia na atualidade, deixou seu rastro na juventude, que se viu debilitada em suas motivações.

Ao evento compareceram docentes da UCSP, junto ao Reitor da Universidade, o Dr. Germán Chávez Contreras, e o vicerreitor José Corrales, Javier Rodríguez Canales, representante do Sodalicio de Vida Cristã, a sociedade de vida apostólica à frente da universidade católica peruana, entre outros.

Ao concluir a exposição, em uma sessão de perguntas, o Secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina exortou os membros desta casa de estudos a sairem com mais intensidade dos muros da universidade para contribuirem à região, ao país e à Igreja Universal.

O Dr. Guzmán Carriquiry Lecour destacou, em outros encontros com membros do Sodalicio de Vida Cristã, a unidade desta sociedade de vida apostólica e seu esforço por viver a fidelidade à Santa Sé.

Carriquiry Lecour também elogiou a solidez do projeto educativo e a imensa contribuição para a Igreja que significa o fato que a Universidade Católica San Pablo alente o espírito da Constituição Apostólica Ex-Corde Ecclesiae, tanto em sua estrutura como em sua atividade acadêmica e regulamentos.