Carregando...
O Papa visitará a "Cidade de Maria" em outubro

A imagem da Virgem de Loreto

VATICANO, 21 Set. 12 / 01:18 pm (ACI).- O Papa Bento XVI realizará uma visita pastoral a Loreto (Itália), que é conhecida como "a Cidade de Maria", por encontrar-se ali a Casa onde o Anjo Gabriel anunciou à Maria que ela se converteria na Mãe de Deus.

O Papa irá a Loreto no próximo dia 5 de outubro, em ocasião do 50º aniversário da visita feita pelo Papa João XXIII à cidade mariana, assinala uma nota do Escritório de Imprensa da Santa Sé.

Bento XVI sairá em helicóptero do Vaticano às 09:00 a.m. e chegará às 10:00 a.m. ao Centro João Paulo II de Montorso. Às 10:20 a.m. visitará a Santa Casa no santuário de Loreto para adorar ao Santíssimo Sacramento e rezar ante a imagem da Virgem de Loreto.

Às 10:30 a.m. celebrará a Santa Missa e pronunciará a homilia na Praça da Virgem de Loreto. Depois de almoçar no Centro João Paulo II de Montorso, empreenderá às 5:00 p.m. o voo de volta ao Vaticano onde chegará às 6:00 p.m..

A Casa da Virgem em Loreto

A partir do século XVI, a Santa Casa de Loreto foi um concorrido centro de peregrinação e uma instância de oração de famosos Santos como São Francisco Xavier, São Francisco de Borja, São Carlos Borromeo, São Luis Gonzaga, e muitos outros, que foram devotos de um santuário Mariano muito amado no ocidente.

Apesar de que a milagrosa transladação da casa de Nazaré a Loreto não tenha nenhuma prova histórica, existem bases sólidas desta devoção Mariana.

Em 1470, uma bula do Papa Paulo II autorizava a comemoração de uma imagem da Santíssima Virgem transportada pelos anjos a Loreto, dentro de um edifício sem alicerces "milagrosamente fundado".

Por volta de 1472, um dos reitores do templo de Loreto relatou sobre a forma em que a "Santa Casa de Nazaré" chegou às proximidades de Fiume e depois, a Loreto. De acordo com todos os relatos escritos, a construção deve ter chegado às proximidades de Fiume em 1291 e a Loreto em 1294.

Os investigadores acham raro o absoluto silêncio sobre o sucesso ao longo dos séculos XIV e XV, mas sobre tudo, raro que em uma bula com data de 1320, relacionada com Loreto, não se fale nada da transladação. No Oriente também não aparece menção alguma sobre a "Santa Casa de Nazaré", antes do século VI.

Entretanto, há testemunhos autênticos, que datam dos anos 1193, 1194 e 1285, de que existia em Loreto uma igreja dedicada a Nossa Senhora. É possível que os católicos sérvios que fugiam da perseguição a fins do século XIII, tenham transportado até Loreto, onde se refugiaram, uma estátua da Virgem Maria.

Tampouco se pode descartar a possibilidade de que eles mesmos tenham construído para proteger a sua imagem, uma casa a qual puseram o nome de Nazaré.

Etiquetas: Virgem de Loreto, BENTO XVI

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Jun
18

Católico em dia

18 de junho de 2013

  • Você sabia que: O título de Cardeal adquiriu seu valor atual desde tempos do Papa Nicolás II em 1059 e gradualmente até 1438 com o Papa Eugênio IV.

Videos

Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé
Bento XVI: O concílio e a beleza da nossa fé
A oração jamais pode ser feita de modo individualista
Bento XVI: elevai o olhar dos corações ao Senhor.mp4
Bento XVI: cristãos e muçulmanos unidos contra a violência
Bento XVI: nenhuma oração é perdida, Deus sempre as acolhe com amor
Não há oração estéril, Jesus sempre nos escuta, ensina Bento XVI
Bento XVI ensina que rezar não é perda de tempo
Mensagem de dom João Carlos Petrini sobre a Semana Nacional da Família 2012
Elba Ramalho denuncia governo Dilma por promover o aborto
Trecho da entrevista exclusiva de Elba Ramalho à ACI Digital. Não perca a íntegra: dia 30/07.
Mensagem pró-vida de Elba Ramalho
Tome uma atitude!
Somos sempre autênticos?
Redes Anti-sociais?
Mulher brasileira denuncia: as abortistas não nos representam

Podcast

Evangelho do dia

Mateus 5,43-48

Evangelho
Data
06/18/13
06/17/13
06/16/13

Santo do dia

Juliana »

Saito
Data
06/18/13
06/17/13

Homilia do dia

Mateus 5,43-48

Homilia
Data
06/18/13
06/17/13
06/16/13

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: