O Papa Bento XVI desterrou os rumores sobre o cancelamento de sua próxima viagem a Líbano, previsto para o dia 14 ao 16 de setembro, pela violenta guerra que vive a vizinha Síria.

Do átrio do Palácio do Castel Gandolfo, onde passa seus últimos dias de repouso, saudou ontem os peregrinos vindos do Líbano, e manifestou seu gozo pela próxima visita.

Conforme informou a Rádio Vaticano, a incursão da guerra síria no Líbano, desperta temores pela segurança do Santo Padre na parte de Trípoli, ao norte do país, e os enfrentamentos entre as facções sunitas e alauitas libanesas, estas últimas partidárias do presidente sírio, Bashar Al Assad.

Bento XVI visitou pela primeira vez Oriente médio em maio de 2009, ao visitar a Jordânia, Israel e os territórios ocupados, e em meados deste mês fará sua segunda visita.

Chegará ao Libano para a assinatura da exortação apostólica post-sinodal da Assembléia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos, celebrada no Vaticano do 14 aos 24 de outubro de 2010 sob o tema "A Igreja católica no Oriente Médio: comunhão e testemunho".