O Arcebispo de Cali (Colômbia), Dom Darío de Jesus Monsalve, assinalou que o Papa Bento XVI está considerando viajar a esse país sul-americano no ano 2013 e que também expressou seu apoio ao processo anunciado de paz nessa nação.

Em declarações ao RCN a Rádio de Roma, o Prelado disse que "o Papa Bento XVI está considerando visitar Cali e Barranquilla no próximo ano, e ofereceu seu apoio ao processo de paz da Colômbia".

Dom Monsalve, que está em Roma na visita ad limina (que fazem todos os prelados do mundo para informar ao Papa sobre a marcha da sua diocese) junto a outros bispos colombianos, disse que o Santo Padre "convidou-nos a participar do processo de paz da Colômbia, e se mostrou muito interessado nos diálogos deste acordo".

O Arcebispo disse também que Bento XVI "perguntou muito preocupado pelos que estão sequestrados pelos grupos ilegais na montanha colombiana, pedindo de novo sua liberação, e nos interrogou por aqueles que são assassinados e pelos seus corpos que nem sequer aparecem para seus familiares".

"Questionou principalmente a violência em Buenaventura, e se interessou pelos conflitos urbanos do nosso país", acrescentou o Prelado.

Ao indicar que o Papa está pendente das aproximações entre o Governo do presidente Juan Manuel Santos e a guerrilha narcoterrorista das FARC, o Prelado disse que "o vimos muito interessado neste processo de conversações e acordos para o término do conflito armado no país".

O Papa, disse o Arcebispo, alentou a "semear nos corações a paz para que seja duradoura e insistiu muito nesta tarefa".

O Santo Padre também "pediu-nos informação sobre os indígenas, e a maneira como evolui sua situação, e de que maneira estão sendo integrados neste processo de paz".

Ao comentar o convite que fizeram ao Papa para visitar as cidades de Cali e Barranquilla em 2013, aproveitando sua visita ao Brasil em julho para a Jornada Mundial da Juventude, o Santo Padre respondeu que "é possível, já que são cidades com clima que favorece sua saúde porque tem menos de mil metros de altitude".

O Arcebispo concluiu revelando que "é possível que comecem os trâmites para a canonização da Beata Laura Montoya, que trabalhou muito com os indígenas e seria a primeira Santa colombiana".