A Conferência dos Bispos latinos das Regiões Árabes expressou sua solidariedade e orações ao Vigário latino de Aleppo (Síria), Dom Giuseppe Nazzaro, e a todos os cristãos nesse país, imerso em um conflito armado cruel.

Recentemente a violência desatada entre a tropa rebelde e os militares sírios ocasionou diversos saques, atacando, entre outros lugares, ao Arcebispado metropolitano grego-católico de Aleppo. Isto ocasionou que o Arcebispo, Dom Jean-Clément Jeanbart, e outros sacerdotes se refugiassem na casa dos franciscanos para logo fugir para o Líbano.

Os Bispos latinos manifestaram sua preocupação porque as notícias da zona transmitem "um boletim de guerra cada vez mais dura e preocupante".

"A violência nesse lugar não se detém, posto que milhares de pessoas são vítimas da violência fratricida, ao mesmo tempo milhares de prófugos deixam o país e milhões de pessoas vivem na pobreza do presente e na incerteza do futuro", lamentaram.

Os Bispos também condenaram fortemente em sua mensagem "esta violência crescente que implica também aos cristãos, assim como às estruturas da Igreja, do Vicariato apostólico, das dioceses católicas e de outras Igrejas cristãs".

A Conferência dos Bispos latinos das Regiões Árabes expressou sua cercania a Dom Nazzaro, aos sacerdotes, religiosas e fiéis que estão em meio da violência que afeta ao país, que é para os Bispos "motivo de sofrimento e preocupação".

Os Bispos exortaram aos fiéis a unir-se em oração para que "o Senhor ilumine a comunidade internacional para que encontre o caminho do diálogo entre o governo sírio e a oposição" e convidaram a Dom Giuseppe Nazzaro a compartilhar seu testemunho em Amám (Jordânia), durante a próxima Reunião Plenária da Conferência dos Bispos latinos das Regiões Árabes, que será realizada do dia 17 ao 20 de setembro.

"Seu testemunho será valioso, assim como sua presença na procissão com tochas e na oração durante a qual dirigirão uma mensagem de reconciliação e de paz", assinalaram.