O sacerdote franciscano Francis Conway, do mosteiro de São Francisco de Assis em Stratford (Reino Unido), o templo católico que fica mais perto da vila olímpica, anunciou no dia 30 de julho o lançamento, em ocasião das Olimpíadas no país, de uma campanha de adoração eucarística durante as 24 horas do dia.

O Pe. Conway disse que durante este tempo de jogos esportivos, "estamos balançando a bandeira de Cristo".

"Teremos adoração Eucarística de nove da manhã às seis da tarde, quando outra paróquia da zona seguirá até tarde, e depois outra paróquia continuará durante a noite, até que nós retomemos a adoração às nove da manhã de novo" explicou o sacerdote.

As outras duas paróquias que participam são: Nossa Senhora e Santa Catarina de Sena, e Santo Antônio de Pádua.

Londres acolhe, até o dia 12 de agosto, mais de 10.000 atletas de mais de 200 países e ao redor de 5 ou 6 milhões de visitantes do Reino Unido e de outros lugares.

O Pe. Conway explicou que a paróquia trouxe alguns sacerdotes de Portugal, França, Colômbia, Singapura e de outras partes, para cobrir a demanda pastoral esperada tanto para os participantes nas Olimpíadas como para os turistas.

"Não sabemos realmente o que esperar, mas estamos preparados", disse.

O sacerdote franciscano assinalou que no dia 29 de julho "tivemos um arcebispo de Porto Rico, que chegou junto com atletas porto-riquenhos para celebrar a Missa".

"Obviamente muita gente tem que vir ao Stratford, e sentimos que tínhamos que lhes oferecer um lugar de descanso e hospitalidade".

As paróquias da zona têm a vantagem de que já são multiculturais e poliglotas, já que muitas comunidades imigrantes se instalaram recentemente na área. De fato, a paróquia São Francisco de Assis celebrou uma "noite internacional", quando começaram as Olimpíadas.

"As pessoas foram convidadas a vestir-se com as roupas típicas, tivemos festas e jogos e vimos a cerimônia inaugural das Olimpíadas na televisão", disse.

Durante as próximas duas semanas, a paróquia inglesa terá uma série de eventos, incluindo noites de oração e serviços de cura. Tudo isto é parte de uma iniciativa maior por parte da Igreja Católica na Inglaterra, em ocasião dos Jogos Olímpicos.