Para promover o intelectual católico, autor de 80 livros e inventor da teoria econômica inspirada na Doutrina Social da Igreja, o Distributivismo o grupo Sociedade Chesterton Brasil (www.chestertonbrasil.org) descobriu um criativa forma: inspirando-se na cultura pop plasmaram a imagem do pensador inglês G. K. Chesterton (1874-1936) em camisetas ao estilo daquelas feitas com a efígie do Che Guevara, que já é um êxito entre os jovens do Brasil e de outros países.

Chesterton foi um agnóstico convertido ao catolicismo, que deixou um legado que recém vem sendo descoberto pelos jovens brasileiros.

"O pouco conhecimento que temos deste autor tão importante provavelmente se dá pelas poucas traduções de suas obras para o português. Pensamos em torná-lo mais acessível usando as camisetas!", conta o jovem bibliotecário, Diego da Silva, editor do site www.chestertonbrasil.org

As camisetas, nas cores vermelha e branca, são estampadas com o rosto de Chesterton e com o nome dele dividido: o Che é separado de todo resto, uma forma divertida e de referência ao revolucionário argentino, o controverso Che Guevara.

“Chesterton tem ideias que têm a ver comigo. Li Ortodoxia, seu livro mais famoso e gostei de cara! Não entendo como ele pode ser tão desconhecido”, conta a jovem estudante de Engenharia da Automação, Karine Oliveira de Souza, uma apoiadora da Sociedade Chesterton Brasil.

As camisetas custam R$25,00 mais o custo do frete e são vendidas pela internet, por e-mail (camisas@chestertonbrasil.org), e já atraem fãs de Chesterton de outros países. Com a iniciativa os colaboradores da Sociedade Chesterton Brasil visam promover o pensador católico no país de forma a gerar maior interesse por sua figura, especialmente entre os jovens.  

“Criamos uma fan page no Facebook (www.facebook.com/camisetaschesterton) para divulgar as camisetas junto à geração Y e percebemos que o que poderia ser apenas uma irreverência tem feito os jovens procurar mais sobre Chesterton e descobrir que vale a pena conservar os valores que fundaram nossa sociedade!”, afirma a jovem administradora Debora Dee, que apoia a iniciativa.