Um colombiano que sofria de Parkinson e que teria sido curado "milagrosamente" por intercessão do Beato João Paulo II poderia ser o testemunho que faça realidade a canonização do Papa polonês.

Conforme informou neste 14 de julho o jornal El Tiempo, trata-se do caso de Marco Fidel Rojas, ex-prefeito da Huila e cujo testemunho "foi enviado ao escritório vaticano encarregado da causa de canonização de João Paulo II, onde devem estudar um novo milagre para que seja proclamado santo".

O caso

Conforme relatou Marco Fidel, tudo começou no dia 8 de dezembro de 2005 quando sentiu os primeiros sintomas da enfermidade. Após uma série de exames foi determinado que ele tinha sofrido um acidente vascular cerebral. Posteriormente lhe indicaram que como consequência do AVC havia adquirido o mal de Parkinson.

Pouco a pouco a enfermidade foi piorando. "Em qualquer momento podia me desabar. Várias vezes me caí na rua", indicou e relatou que inclusive como consequência de um destes desabamentos quase foi atropelado por um táxi.

Foram passando os anos até que na noite do dia 27 de dezembro de 2010 recordou que numa viagem a Roma conheceu o então Papa João Paulo II numa missa e que falou com ele uns poucos segundos.

"Tenho um amigo no céu. E teve Parkinson. Por que não o tinha invocado antes? Venerável Padre João Paulo II: venha e cura-me, ponha suas mãos na minha cabeça", disse essa noite no meio da sua dor.

Essa noite dormiu profundamente e ao dia seguinte já não tinha os sintomas da enfermidade.

"Sim, João Paulo II fez o milagre de me curar", disse o colombiano que agora não duvida em destinar sua pensão para estender a devoção ao Papa polonês comprando e dando de presente estampinhas.

"Minha grande promessa com meu curador, com o beato, é regar a devoção por onde veja que posso", contou ao jornal El Tiempo. Segundo o jornal, disse que seria como voltar a nascer se João Paulo II é proclamado santo graças a sua história.

Segundo o jornal colombiano, a cura de Marco Fidel é certificada pelo "prestigioso neurologista Antonio Schlesinger Piedrahita", que no certificado expedido no dia 26 de setembro de 2011 assinala que "atualmente encontro o paciente em boas condições de saúde. Apresenta tremor de repouso nas mãos. Resto do exame neurológico, normal".

Como se recorda, o milagre que permitiu a beatificação do Papa João Paulo II foi a cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre, que também padecia de Parkinson, a enfermidade que durante anos padeceu o falecido Pontífice.