A Biblioteca Apostólica Vaticano arquivou digitalmente 80 mil antigos manuscritos em formato FITS (Flexível Images Transport System), uma das tecnologias que utiliza a Nasa desde os anos 60 para organizar a informação de suas investigações espaciais.

A Biblioteca Apostólica Vaticano a única instituição cultural do mundo que decidiu arquivar digitalmente seus próprios manuscritos com a tecnologia da Nasa, tal como foi informado na "Semana Européia de Astronomia e Ciências Espaciais", celebrada na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma de 2 a 6 de julho.

O coordenador dos Serviços Informáticos da Biblioteca, Luciano Ammenti, explicou à Rádio Vaticano o delicado trabalho. "Devemos cuidar bem dos manuscritos, e portanto, podem imaginar que nenhuma destas coisas pode deteriorar-se nem rasgar-se durante o processo", indicou.

Além disso, o coordenador explicou que este é o formato agora usado "pela comunidade científica internacional, que conserva todas as informações que chegam à Terra dos satélites".

Ammenti assinalou também que o formato FITS é o único depois do Unix (o precursor do sistema operacional Linux) que se mantém vigente depois de tantos anos tanto na Biomedicina como na Medicina Nuclear.

"Evidentemente há muitos surpresos, porque este formato se utilizava nas missões espaciais: ver que a Biblioteca do Vaticano está se desdobrado favoravelmente neste plano, causou surpresa e interesse", mas era "justo o que queríamos: queríamos uma crítica construtiva, de fora de nossa ilha, para entender se o caminho que estamos tomando era o adequado", concluiu.