Nesta segunda-feira, 2 de julho, Bento XVI nomeou o bispo de Regensburg (Ratisbona), na Alemanha, Dom Gerhard Ludwig Müller, de 64 anos, como novo prefeito para a Congregação para a Doutrina da Fé, aceitando também o pedido de renúncia apresentado há um ano pelo atual prefeito da Congregação, o Cardeal William Joseph Levada, após atingir o limite de idade de 75 anos estabelecido pelo código de direito canônico.

O bispo será elevado à dignidade de Arcebispo e além do cargo de Prefeito da Congregação será Presidente da Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei” (que estuda o caso dos Lefebvristas e o processo de uma possível reconciliação destas comunidades com Roma), da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional, informou em nota a Rádio Vaticano

O Cardeal Joseph Levada, então arcebispo de San Francisco nos Estados Unidos, ocupou a direção da Congregação para a Doutrina da Fé por um período de 7 anos, desde que seu predecessor, Joseph Ratzinger, foi eleito Papa após 24 anos à frente do dicasterio.

Dom Gerhard Ludwig Müller foi o prelado responsável pela visita de Bento XVI a Ratisbona em 2006 e a Berlim, Friburgo e outras localidade da Alemanha, em setembro do ano passado.
A agência Ecclesia do episcopado português recorda que o novo prefeito era bispo de Ratisbona desde 2002.

Segundo recorda a agência portuguesa, a Constituição Apostólica ‘Pastor bonus’, de João Paulo II, define que a Congregação para a Doutrina da Fé deve “promover e tutelar a doutrina sobre a fé e os costumes em todo o mundo católico”.

Já a comissão ‘Ecclesia Dei’ instituída pelo Beato João Paulo II em 1988 com a tarefa de “facilitar a plena comunhão eclesial” com todos os que se encontram ligados à associação fundada pelo falecido arcebispo Marcel Lefèbvre, conhecida como Fraternidade Sacerdotal São Pio X. O diálogo entre a Santa Sé e os membros desta comunidade tem sido constante nos últimos meses em que a Santa Sé entregou aos membros da FSSPX um preâmbulo doutrinal estipulando condições mínimas para que entrem em comunhão com a Sé Apostólica, oferecendo também a oportunidade de que a Sociedade se converta em uma Prelatura Pessoal. Até agora não houve uma resposta oficial da Fraternidade, mas fontes indicam que a proposta teria sido rejeitada pelas autoridades do grupo com sede na Suíça.

Bento XVI atualizou a estrutura da mencionada comissão, em 2009, após a levantar a excomunhão (em 21 de janeiro de 2009) dos quatro bispos consagrados por monsenhor Lefèbvre: o suíço Bernard Fellay (atual superior da FSSPX), o francês Bernard Tissier de Mallerais, o espanhol Alfonso de Galarreta e o inglês Richard Williamson.