O Papa Bento XVI recebeu em audiência ao diretor geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, quem destacou o compromisso da Igreja na luta contra a fome e a pobreza, especialmente na África.

Conforme informou a Sala de Imprensa da Santa Sé, Graziano da Silva também se encontrou com o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone; que estava acompanhado pelo Secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.

"Durante as conversas, que se desenvolveram num clima de cordialidade, destacou-se o reconhecimento do compromisso da Santa Sé e da Igreja na luta contra a fome e a pobreza, sobre tudo no continente africano, e a luta por melhorar a situação preocupante da segurança alimentar mundial", informou o Escritório de Imprensa.

Do mesmo modo, abordou-se "o tema da existência dos recursos suficientes para satisfazer as necessidades alimentares de todo o mundo e que, apesar disso, persistam obstáculos de ordem econômica, social e política que o impedem".

Finalmente se expressou o desejo "de que o setor rural volte a assumir o papel principal nas estratégias de desenvolvimento; que se promovam modelos sustentáveis de produção agropecuária e de consumo alimentar e de que se garanta maior equidade e eficácia na gestão do sistema alimentar".