No dia 24 de maio de 2012, festa de Maria Auxiliadora e Jornada Mundial de Oração pela Igreja na China, faleceu Dom Ermenegildo Li Yi, Bispo de Changzhi (Lu'an) na China, aos aos 88 anos de idade, 20 dos quais os passou na prisão injustamente acusado.

Conforme assinala a agência vaticana Fides, o fiel Prelado havia sido hospitalizado com más condições de saúde e não conseguiu recuperar-se.

Dom Li nasceu no dia 13 de novembro de 1923 na cidade de Changzhi. Quando jovem decidiu dedicar-se à vida consagrada e, depois de estudar no seminário menor diocesano, em 1943 ingressou na Ordem dos Frades Menores Franciscanos. Foi ordenado sacerdote em 6 de fevereiro de 1949.

Depois de sua ordenação, ensinou em uma escola secundária em Macao, sendo assistente na paróquia de Wangde, onde se encarregou especialmente dos refugiados que chegavam do norte da China.

Em 1951 ingressou na Universidade de Tianjin como estudante de história e uma vez terminados seus estudos em 1955, encarregou-se do trabalho pastoral na paróquia de São Francisco. Em 1958 foi nomeado pároco de Laojunzhuang, no distrito de Tuanliu.

Fides recorda que ao começo da Revolução Cultural Chinesa em 1966 foi condenado injustamente à prisão, onde permaneceu até 1985, quando pôde retomar seu trabalho pastoral nas igrejas de An Yang e Machang.

Em 28 de janeiro de 1998 foi ordenado Bispo de Changzhi. Atualmente essa diocese conta com mais de 50 mil católicos, 50 sacerdotes, jovens na sua maioria, e 60 igrejas, 28 das quais são novas. Existe ademais um refeitório popular, um lar para anciãos e outro para crianças com necessidades especiais.

Fides afirma que o Prelado, querido por seus fiéis e por quantos o conheceram, permanecerá na memória de todos como um exemplo luminoso de sacerdote para o clero chinês e como um pastor zeloso e vigilante.

Em 2003, durante as celebrações conjuntas de seu 80º aniversário natalício e o 50º aniversário de sua ordenação sacerdotal, escreveu os seguintes versos:

"caminhei durante oitenta anos entre vicissitudes.

Ao entardecer da vida fui nomeado pároco de Lu'an.

Já não tenho ambições no mais profundo do coração,

Salvo o possuir a luz Divina como guia em meu caminho.

Não tenho nada para agradecer a imensa graça recebida,

Um ancião débil, mas cheio de valor,

Com minhas forças, confrontarei humilhações e privações.

Embora não seja digno, farei tudo com coração sincero".