O Papa Bento XVI assinalou que o amor ao Senhor Jesus é a alma e a razão do ministério sacerdotal, pois “se Cristo, para edificar sua Igreja, entrega-se nas mãos do sacerdote, este à sua vez, deve-se entregar a Ele sem reservas”.

Durante sua visita a Milão no marco do VII Encontro Mundial das Famílias, ao celebrar a Hora Média na Catedral da cidade, junto a sacerdotes, seminaristas, religiosos e religiosas, Bento XVI destacou que “não há oposição entre o bem da pessoa do sacerdote e sua missão”.

“A caridade pastoral é elemento unificador de vida que parte de uma relação cada vez mais íntima com Cristo na oração para viver o dom total de si mesmos pela grei, de modo que o povo de Deus cresça na comunhão com Deus e manifestação da comunhão da Santíssima Trindade”.

Bento XVI indicou que “sem dúvida, o amor por Jesus vale para todos os cristãos, mas adquire um significado singular para o sacerdote celibatário e para quem respondeu à vocação à vida consagrada”.

“Só e sempre em Cristo se encontra a fonte e o modelo para repetir cotidianamente o ‘sim’ à vontade de Deus”.

O Papa também remarcou a importância da oração cotidiana da Liturgia das Horas, e indicou que esta constitui uma tarefa essencial dos sacerdotes.