Segundo informou o site oficial da JMJ Rio 2013, já estão definidos os locais onde o Papa se encontrará com milhões de jovens de todo o mundo durante a próxima Jornada Mundial da Juventude que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013. Após a aprovação do Vaticano, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, revelou em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 1 de junho, que os Atos Centrais serão realizados nos bairros de Copacabana (zona sul) e Santa Cruz (zona oeste).

Segundo os detalhes fornecidos pelo Arcebispo na coletiva de hoje a praia de Copacabana será o palco para a missa de acolhida dos jovens, para a acolhida do Papa na sua chegada ao Rio, e para a via-sacra na sexta-feira. A vigília e a missa de encerramento serão celebradas na Base Aérea de Santa Cruz, onde são esperados 2 milhões de jovens.

Dom Orani João Tempesta, acompanhado pelos bispos auxiliares do Rio, Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Dom Paulo Cezar Costa, esteve em Roma entre os dias 30 e 31 de maio uma reunião com o Comitê Organizador Central, o Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), para tratar da questão dos locais.

“Consultamos grupos e empresas especializadas para saber exatamente os melhores os locais para abrigar bem os Atos Centrais da Jornada. Recebemos também a autorização, tanto da prefeitura municipal, como também do governo federal e agora depois de termos recebido do Pontifício Conselho para os leigos a concordância, obtivemos do responsável pelas visitas papais o ‘sinal verde’ para os locais dos Atos Centrais da nossa Jornada Mundial da Juventude Rio2013”, afirmou Dom Orani.

Os chamados Atos Centrais, explica o site da JMJ Rio2013, são cinco momentos do evento: a abertura, a acolhida do Papa, a via-sacra e a vigília que culmina na manhã do dia seguinte com a Missa de Envio, na qual o Santo Padre declara encerado o evento e divulga onde e quando será a seguinte Jornada Mundial da Juventude.

“Iniciaremos os Atos Centrais sob a proteção de Maria – na Praia de Copacabana, que leva esse por causa de dela (Nossa Senhora de Copacabana) –nesse local que já tem tradição de grandes eventos para o Rio de Janeiro e terá o privilégio de abrigar esses momentos e acolher jovens do mundo inteiro”, destacou Dom Orani.  

Copacabana será o local do primeiro encontro do Papa com os jovens no Rio, previsto para a quinta-feira (25 de julho), e a Via-Sacra na qual Bento XVI participará junto dos jovens no dia 26 de julho.

Para a vigília e missa de envio com o Papa os jovens se reúnem desde a tarde de sábado até a manhã de domingo, quando se encerrará a Jornada (28 de julho) na Base Aérea de Santa Cruz, um local que segundo o Arcebispo do Rio será usado apenas em parte, pois poderia abrigar até 5 milhões de pessoas segundo algumas estimativas. Para a vigília e a missa final o Arcebispo afirmou que o número esperado é de 2 milhões de jovens e pessoas do Brasil e do mundo inteiro, pois será um evento aberto.

A Base Aérea de Santa Cruz pertence à Força Aérea Brasileira. Ela está localizada no bairro de Santa Cruz, região oeste da cidade do Rio de Janeiro e extensão é de 5.7 km2. Copacabana, a praia mais famosa do Rio, tem 4,15 km de extensão. Dom Orani afirmou que a proposta dos locais já foi autorizada pela Aeronáutica e pela presidente Dilma Rousseff, além de outras autoridades do Estado do Rio.

Dom Orani lembrou que os dois locais dos eventos centrais (a praia que leva o nome da Virgem de Copacabana e a Base que leva o nome de Santa Cruz), recordam os peregrinos os dois símbolos da JMJ que atualmente peregrinam pelo país: a Cruz e o ícone Mariano, que vem sendo acolhidos por milhares de jovens por todo o Brasil.

 “Temos esses dois belos sinais: de um lado um dos cartões postais do Rio de Janeiro e do outro a volta para a zona oeste, que recebe assim o maior evento da juventude do mundo”.
Após a Missa de Envio os jovens permanecerão na base aérea para um show artístico que fará parte de um DVD gravado ao vivo, com transmissão para todo o mundo, informaram também fontes do COL.

Coletiva

Na manhã de hoje Dom Orani recebeu os jornalistas para uma coletiva de imprensa sobre a escolha dos locais para os Atos Centrais da JMJ Rio2013, que foi transmitida ao vivo pela WebTV Redentor (http://www.redentor.tv.br/), um veículo de comunicação da Arquidiocese do Rio.

Na ocasião Dom Orani afirmou que a agenda do Papa no Rio além dos eventos centrais ainda não foi definida, pois a comissão que cuida das viagens do Santo Padre ainda se encontra ocupada com as viagens pontifícias de 2012, como por exemplo, a próxima visita do Pontífice ao Líbano.

O Arcebispo destacou também que é difícil adiantar agora quantos jovens virão ao Rio, pois isto depende de fatores como por exemplo, a economia mundial, mas afirmou que o Rio está se preparando para oferecer a estrutura e segurança para todos os peregrinos, do Brasil e do mundo, que vierem à JMJ.

Da mesma forma, Dom Tempesta afirmou que está sendo estudada a proposta de uma visita do Papa ao Cristo Redentor e um encontro final com os voluntários da Jornada, que até agora somam 28 mil jovens e adultos e que o COL pretende que até a Jornada sejam 60 mil.

Falando sobre as Confissões, uma inovação da JMJ Madri, Pe. Arnaldo Rodrigues do setor de preparação pastoral afirmou que não haverá um local fixo para elas como na edição de 2011, mas que nos eventos centrais e nas catequeses elas serão oferecidas em vários lugares. Os locais das catequeses também estão por ser definidos pois dependem da quantidade de jovens inscritos.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro vai sugerir às autoridades do estado do Rio responsáveis pelo Corcovado que o Santuário do Cristo Redentor fique aberto 24 horas para atender a demanda de peregrinos que certamente desejarão visitar este cartão postal da “cidade maravilhosa”.

Por último Dom Orani enfatizou que através da inscrição, que só poderá ser feita no site oficial da Jornada a partir de julho deste ano, os peregrinos terão acesso à hospedagem, alimentação e todos os benefícios destinados a eles pela organização local do evento, além de ajudar financeiramente a que jovens oriundos de países pobres possam participar da JMJ no Rio.
A inscrição, porém, não será necessária para participação nos eventos centrais que serão abertos ao público, encerrou o prelado.