O Papa Bento XVI expressou sua certeza de que frente as provas e dificuldades como as dos últimos dias, relacionadas à filtração de documentos reservados do Vaticano, o Espírito Santo sustenta sempre a Igreja.

O Santo Padre se referiu assim aos últimos acontecimentos que envolvem o seu mordomo, Paolo Gabriele, acusado de filtrar documentos reservados à imprensa, razão pela qual está sendo investigado.

Sobre este tema o Papa disse que "os acontecimentos destes dias, referidos à Cúria e a meus colaboradores, trouxeram tristeza ao meu coração; mas nunca se ofuscou a firme certeza de que, apesar das debilidades do homem, as dificuldades e as provações, o Espírito Santo guia a Igreja e o Senhor sempre a ajudará sustentando-a em seu caminho".

"Entretanto –continuou– se multiplicaram as conjeturas, amplificadas por alguns meios de comunicação, absolutamente arbitrárias, e que foram muito além dos fatos, oferecendo uma imagem da Santa Sé que não se corresponde à realidade".

Por isso, o Santo Padre alentou e renovou sua "confiança aos meus mais estreitos colaboradores, assim como a quantos me ajudam no cumprimento do meu ministério cotidianamente, com fidelidade, espírito de sacrifício e no silêncio".