No meio do debate sobre a qualidade educativa, chegou à Espanha o primeiro colégio católico americano de Madrid o "Aquinas American School", em honra a Santo Tomás de Aquino, cuja novidade está em resgatar o modelo de ensino clássico para gerar nos alunos um pensamento crítico e não só enchê-los de informação.

Conforme informou o colégio em seu website, esta resposta à crise educativa teve início nos Estados Unidos, onde um movimento cada vez major reclama a volta do método da educação clássica.

"Uma volta à simplicidade curricular -poucas disciplinas por curso, muito fundamentais e desenvolvidas ao mais alto nível-, este método outorga tanta importância aos conteúdos como ao desenvolvimento das capacidades do aluno", indicou.

O colégio explicou que o primeiro que o aluno necessita é dominar a linguagem, "já que este é o instrumento do pensamento" com o qual terão "capacidade para expor e articular idéias, tanto por escrito como verbalmente. Garante-se assim o máximo desenvolvimento das capacidades intelectuais e facilita a aprendizagem das distintas matérias tanto de humanidades como de ciências".

Os encarregados do colégio acrescentaram que através "da leitura, a aprendizagem de uma disciplina, o esporte, o teatro, o canto, o diálogo", os estudantes adquirem o amadurecimento intelectual, moral e estético para ter contato com a realidade.

"Estabelecido em 2012 sob a normativa espanhola sobre centros estrangeiros o Aquinas se constitui como um colégio americano, dependente da legislação acadêmica americana", indicaram. Por isso seus estudantes "podem ter acesso tanto a universidades americanas como realizar as Provas de Acesso às Universidades espanholas".

Além disso, como colégio católico "declara-se fiel seguidor da melhor tradição educativa da Igreja Católica. O amadurecimento intelectual e pessoal não se dissociam de uma interpretação do mundo e do homem realizadas à luz da Fé e da Tradição da Igreja".

"A formação religiosa move a uma prática real do mistério da fé com uma atitude generosa, responsável e de comunhão com a Igreja Universal, os pais, os professores e os companheiros, em um ambiente alegre e de fé que ajuda a ser melhores e a procurar que outros também o sejam", indicaram os responsáveis pela escola católica.

Mais informação em http://www.aquinas-american-school.es/es/