O Arcebispo de Nova Iorque e Presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, Cardeal Timothy Dolan, disse que com seu apoio ao "matrimônio" gay o Presidente Barack Obama debilita "a mesmíssima pedra angular da sociedade" que é a família.

O Cardeal respondeu assim ao apoio, que Obama expressou ontem em uma entrevista com a cadeia ABC, ao mal chamado "matrimônio". O mandatário disse que "cheguei à conclusão de que é necessário que afirme que, para mim, os casais do mesmo sexo deveriam poder casar-se".

Em uma declaração feita ontem, o Cardeal americano disse que os bispos "não podem ficar calados ante palavras ou ações que minem a instituição do matrimônio que é a mesmíssima pedra angular da nossa sociedade. O povo deste país, especialmente as nossas crianças, merece algo melhor".

O Arcebispo disse também que a postura de Obama "não surpreende" já que com suas ações neste governo "desprestigia ou ignora o único significado do matrimônio".

Por isso alentou a prosseguir nos esforços para "promover e proteger o matrimônio para assim servir ao verdadeiro bem de todas as pessoas".

A postura de Obama também se viu confrontada pela do candidato republicano Mitt Romney, que disse que "tenho a mesma perspectiva sobre o matrimônio que tive como governador e que já expressei muitas vezes (…) Acredito que o matrimônio é uma relação entre um homem e uma mulher".

Vários analistas políticos disseram que o apoio de Obama ao matrimônio entre pessoas do mesmo sexo não reflete a perspectiva dos norte-americanos e que definitivamente terá um impacto nas eleições presidenciais de novembro.

O presidente do Catholic Advocate, Matt Smith, disse que se a postura de Obama chega a ter êxito "as instituições católicas poderiam ser forçadas novamente a violar nossas crenças".

"Muitos católicos foram enganados pela inteligente retórica política em 2008 (quando Obama ganhou as eleições). Este ano, o recorde anti-católico da administração nacional deveria modificar o voto", considerou Smith.

Atualmente, são 30 os estados (dos 50 que são em total) que proibiram o mal chamado "matrimônio" gay, sendo o último destes Carolina do Norte, onde se aprovou uma medida que defende o matrimônio natural entre homem e mulher

Tony Perkins, presidente do Family Research Council, disse que a decisão de Carolina do Norte evidencia que "redefinir o matrimônio continua estando fora da política norte-americana, especialmente nos estados críticos como campos de batalha e entre os votantes das minorias".

Depois de ressaltar que 10 dos 16 principais estados do país aprovaram emendas para proteger o matrimônio, Perkins disse que o anúncio de ontem de Obama "assegura que o matrimônio será outra vez um assunto fundamental na eleição presidencial"