Segundo informou o site oficial da JMJ Rio 2013, ainda antes da solenidade de Pentecostes de 2012, o mundo poderá conhecer a oração que foi especialmente feita em intenção pela Jornada Mundial da Juventude de 2013, a ser realizada no Rio de Janeiro. O Comitê Organizador Local (COL) da JMJ tem o projeto de criar um dia específico para que o mundo inteiro possa lançar seus pedidos a Deus em favor do evento.

 Junto com a oração, o Setor de Preparação Pastoral, liderado pelo Pe. Arnaldo Rodrigues,  também espera divulgar a lista de intercessores e patronos da Jornada.
“É importante lembrar que a Jornada se se faz com oração. Há toda logística, toda infraestrutura, mas o que a sustenta, o que faz a Jornada acontecer é a oração”, destacou o sacerdote.

Muitas dioceses já começaram a rezar em intenção pela JMJ Rio2013. O setor de Preparação Pastoral tem recebido notícias sobre mobilizações nesse sentido tanto no Brasil quanto no exterior. Em conversas recentes com Dom Antônio Carlos Altieri, padre Arnaldo Rodrigues soube das novidades da diocese de Caraguatatuba.

Na cidade de Lisboa, em Portugal, as orações pela Jornada estão sendo feitas toda segunda sexta-feira do mês, mesma data em que brasileiros têm se reunido para a Vigília dos Jovens Adoradores no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, no Centro do Rio de Janeiro, em preparação para a Jornada que acolhe nesta sexta-feira, 11, a VII edição do evento.

Dia Mundial de Oração pela Jornada

O Comitê Organizador Local (COL) da JMJ tem o projeto de criar um dia específico para que o mundo inteiro possa lançar seus pedidos a Deus em favor do evento no ano que vem.  “Nossa intenção é fazer com que o povo todo reze no mesmo dia”, explica padre Arnaldo.
Até agora, o Rio de Janeiro já realizou seis vigílias nas segundas sextas-feiras do mês. Essa é, portanto, uma possível data para ser transformada em Dia Mundial de Oração pela Jornada.

“Estamos estudando qual seria o melhor dia; é preciso ver com as outras dioceses, porque elas têm suas programações, suas datas de oração já conhecidas...”, ponderou padre Arnaldo. “Mas, teremos essa definição o mais rápido possível”, acrescentou.

“De qualquer forma, as dioceses não precisam esperar o Dia Mundial para planejar suas iniciativas. O importante é que as pessoas rezem!”, destacou o Pe. Rodrigues.

As orações sempre foram o pilar de preparação de todas as Jornadas Mundiais da Juventude, mas a ideia de se criar um Dia Mundial de Oração pela Jornada seria uma inovação da equipe brasileira de organização.

Ainda não se sabe se a data vai perdurar após o evento no Rio de Janeiro, mas, conforme explicam os diretores do setor de Preparação Pastoral do COL, a intenção é que esse encontro com a juventude não deixe apenas um legado social, mas também um legado espiritual.  

“Tudo isso é graça. E pedimos a Deus que continue a conduzir o que for necessário”, concluiu o padre Rodrigues.