O Pe. Ramón Mor, pároco da Igreja de Santa Eulalia de la Provenzana de L'Hospitalet del Llobregat, na Catalunha (Espanha) encarregou as pinturas de uma das cúpulas do templo a dois grafiteiros, como uma forma de atrair a juventude.

Em declarações recolhidas pelo jornal espanhol ABC, o Pe. Mor afirmou que “a Igreja, que em todo momento histórico tentou estar atualizada quanto aos meios para expressar sua mensagem cristã não pode deixar de utilizar esta possibilidade que atrai a muitos jovens e a muitas formas de pensar".

Depois de receber os esboços da pintura de mãos do artista Rudi, o sacerdote os considerou "maravilhosos, fantásticos". "Ele tinha captado perfeitamente a essência, não era uma cópia e ao mesmo tempo dava uma mensagem atualizada”, inspirado no estilo românico catalão.

“Se as pessoas não soubessem que o mural fosse feito por grafiteiros, pela qualidade do desenho e do acabamento, pelo tamanho do traçado, tão fino e perfeito, ninguém pensaria que está feito com sprays”, assinalou o Pe. Mor.

Para o presbítero, "a arte, seja por um meio como o grafite, ou o óleo, ou a aquarela, quando é bela, ressalta e expressa o melhor do ser humano".

Por sua parte, Rudi sublinhou que o mural na igreja de Santa Eulalia não é um grafite, pois isso “é um estilo, isto é uma decoração mural feita com aerossol, mas não tem o estilo do grafite”.

Rudi reconheceu o esforço realizado no templo católico, pois junto a seu companheiro tiveram que “analisar as expressões, os olhares",etc.
"Com uma só linha você muda e passa a outro estilo. Estudamos como o faziam, os traços, as cores planas e encaixá-lo em uma cúpula para que de baixo tivesse boa visibilidade”.

“Todo o mural está feito com aerossóis, menos um pouco de pincel em preto para dar o toque do estilo”, revelou o jornal espanhol, nenhum dos artistas cobrou pelo trabalho realizado no templo catalão, o qual consideram um projeto excepcional. Também foi divulgado que outras paróquias expressaram seu interesse em contar com as obras dos grafiteiros espahóis.