O Papa Bento XVI recordou que "a Igreja não deve temer as perseguições que em sua história se vê obrigada a suportar, mas, como Jesus no Getsêmani, deve confiar sempre na presença, na ajuda e na força de Deus, invocada na oração".

Ao retomar as catequeses sobre a oração na Audiência Geral de hoje, o Papa evocou o "Pequeno Pentecostes" ocorrido em um momento difícil para a Igreja nascente.

Os Atos dos Apóstolos narram que "Pedro e João acabam de sair da prisão, depois de terem sido capturados por pregar o evangelho, e se encontram com a comunidade reunida. Esta, ao escutar o ocorrido, não procura como reagir ou defender-se, nem quais medidas adotar, simplesmente reza".

O Papa explicou que "sua prece é unânime e concorde, já que o que vive um irmão corresponde a todos. Não se atemoriza, nem se desagrega, mas a sua união se fortalece, porque está sustentada pela oração. Como o Senhor no Getsêmani, confia na presença, na ajuda e na força de Deus".

O Papa explicou que "uma oração unânime e concorde de toda a comunidade, que enfrenta uma situação de perseguição por causa de Jesus porque o que vivem os dois apóstolos não afeta somente eles dois, mas toda a Igreja. Diante das perseguições padecidas por causa de Jesus, a comunidade nem se assusta nem se divide, mas está profundamente unida na oração".

Quando os crentes se vêem submetidos à provação por causa de sua fé, "a unidade, em vez de estar comprometida, se reforça, já que está sustentada por uma oração incansável", acrescentou.

O Papa recordou que antes de compreender a fundo o que aconteceu, a primeira comunidade tenta ler os acontecimentos através da fé e o faz mediante a Palavra de Deus.

São Lucas narra nos Atos dos Apóstolos que a comunidade de Jerusalém começou a recordar e invocar a grandeza e a imensidão de Deus e depois, através dos salmos, passou a reconhecer como Deus tinha atuado na história estando perto de seu povo, "demonstrando que era um Deus que se interessava pelos seres humanos que não os abandonava".

"Ao rezar, lê a Escritura à luz do Ressuscitado e compreende sua própria história dentro do projeto divino; não pede sair ileso do perigo, nem o castigo dos culpados, somente ‘valentia para anunciar’ a palavra de Deus e que Ele acompanhe este anuncio com sua mão poderosa".

Continuando, os eventos são lidos "à luz de Cristo, que também é a chave para entender a perseguição. A oposição para Jesus, sua Paixão e sua morte são relidas como atuação do projeto de Deus Pai para a salvação do mundo. Na oração, a meditação sobre as Sagradas Escrituras à luz do mistério de Cristo ajuda a ler a realidade presente no âmbito da história da salvação que Deus cumpre no mundo".

Daí que a petição que a primeira comunidade cristã de Jerusalém formula a Deus na oração "não seja a de ser defendida, nem a de salvar-se da prova nem de ter êxito, mas a de proclamar com franqueza, com liberdade, com coragem, a Palavra de Deus".

E os primeiros cristãos acrescentam que esse anúncio "esteja acompanhado da mão de Deus, para que haja curas, sinais e prodígios; quer dizer, que uma força que transforme a realidade, que mude o coração, a mente e a vida de homens e que contribua à novidade radical do Evangelho".

"Também nós devemos levar os acontecimentos da nossa vida cotidiana à nossa oração, para procurar seu significado mais profundo. E como a primeira comunidade cristã, também nós, deixando-nos iluminar pela Palavra de Deus, através da meditação da Sagrada Escritura, podemos aprender a ver que Deus está presente em nossas vidas, mesmo em tempos difíceis, e que tudo forma parte de um desenho superior de amor no qual a vitória final sobre o mal, sobre o pecado e a morte, é realmente a vitória do bem, a da graça, a da vida, a de Deus".