Seguindo uma iniciativa da campanha de voluntários da JMJ Rio 2013, jovens de diversos pontos do Rio reuniram-se para doar sangue no Hemorio localizado no centro do Rio e no Hospital Universitário Antônio Pedro em Niterói. O ato faz parte campanha "Curta, Siga e Compartilhe" que visa estimular o jovem voluntário ao exercício da caridade.

Segundo informou o site oficial da JMJ Rio 2013, apesar do horário e dia da semana, era nítida a alegria dos voluntários que chegavam ao Hemorio para colocar-se a serviço do próximo.

Gleison Campos, 20, paroquiano da Igreja de Sant’Ana, no Centro, contou que havia ido à Vigília dos Jovens Adoradores no dia anterior e dormiu pouco, e expressou “acho que estar aqui é passar pela experiência de fazer algo concreto. Não é algo da boca pra fora.”

Por sua parte, o Padre Ramon Nascimento, coordenador dos voluntários da JMJ Rio2013, também esteve na Vigília durante a madrugada e compareceu satisfeito ao evento do sábado. Ele é doador de um tipo raro de sangue, O negativo. “Já sou doador daqui”, revela o sacerdote que gerou a iniciativa do gesto que marcou o ato Compartilhe da campanha.

“Isso é um sinal de que a fé pode nos mover, fazer com que olhemos uns para outros e não somente para nós mesmos. A fé um produto da ação. A formação espiritual precisa se traduzida na prática”, afirmou Pe. Nascimento.

Dandara Villares, de 19 anos, paroquiana da Igreja de São Januário, explicou com sabedoria o que leva para si desta campanha: “É um sinal do amor que Deus tem por nós, ajudando a salvar a vida de outras pessoas. Doar sangue tem tudo a ver com a intenção da jornada”.

À tarde a campanha continuou atraindo jovens. Para Roseli Rosas de Jesus, funcionária do Hemorio, foi maravilhoso e prazeroso trabalhar no local na data. “Não houve gesto melhor que esse. Quando você doa sangue, uma vida está sendo salva”, completou.

Roseli não foi a única funcionária da instituição que apreciou a realização da atividade. Jonay Moreno, 52, trabalha buscando doadores e disse que eles precisam de jovens, “pois eles são a garantia dos doadores do futuro”. Ela conta que fez questão de trabalhar durante a ação, por considerar de “suma importância” a medida. De acordo com ela, a fundação recolhe aproximadamente 200 bolsas de sangue por dia, quando na verdade está preparada para receber 600.

Durante todo o dia, os corredores do Hemorio no Centro da cidade ficaram ‘coloridos’ de amarelo, a cor do voluntariado da JMJ 2013.

Em Niterói

O Ato COMPARTILHE, parte da Campanha do Voluntariado da JMJ Rio2013, também chegou a Niterói. Organizado pela comissão da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração – Santuário das Almas, a ação foi realizada no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), que atende a sete municípios do estado do Rio de Janeiro.

Após os processos de triagem e entrevista, 80% das pessoas que se dispuseram a participar, puderam doar o sangue que pode ajudar a salvar até três pessoas cada um, já que o material coletado é separado em sangue, plasma e plaquetas.

Integrante da Comissão Paroquial para assuntos da Jornada, Bárbara Ribeiro, Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração – Santuário das Almas, declara que o ATO COMPARTILHE, só foi possível de ser realizado devido ao apoio da ACHUAP (Associação dos Colaborados do Hospital Antônio Pedro). Vice-presidente da Associação há três anos, Ivany Henrique foi o responsável por fazer a mediação entre o hospital e a paróquia. “A associação assumiu todos os gastos. O banco de sangue tem muita deficiência e durante a semana vem pouca gente, então é muito gratificante e importante ver o jovem participando, não só nas igrejas, mas na sociedade”, afirmou Ivany.

Para Bárbara Ribeiro, “a ideia de uma ação para doação de sangue, era ir além do ato de doar sangue em si; o nosso objetivo com este ato é o de conscientizar as pessoas que ser voluntário é fazer bem ao próximo”.