No Encontro Internacional de Responsáveis pelas Jornadas Mundiais da Juventude: "Madrid 2011- Rio 2013", o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, animou os jovens do mundo todo a colocar-se em marchar para dar as boas-vindas a quantos fiéis queiram aprofundar na fé, "a aventura mais bonita que pode acontecer na vida".

Em Rocca di Papa (Roma), de 29 de março ao 1 de abril, os organizadores da JMJ de Madrid 2011 e da JMJ de Rio 2013, junto a centenas de jovens representantes das conferências episcopais de 98 países e de movimentos eclesiásticos, encontraram-se para preparar a próxima reunião do Santo Padre com os jovens.

O Cardeal Rylko recordou que a entrevista de Madrid foi um sim forte e claro ao Senhor, "a fé é possível também hoje, mais ainda, é a aventura mais bonita que pode acontecer na vida! Foi uma verdadeira epifania de uma Igreja jovem, repleta de alegria e de zelo missionário".

"Quero dar as graças de um modo especial à Igreja da Espanha", mas "a grande peregrinação dos jovens sobre os passos do Sucessor do Pedro continua", expressou a autoridade vaticano.

A JMJ do Rio será o segundo encontro mundial de um Papa com os jovens da América Latina depois de que o Beato João Paulo II visitasse Buenos Aires, Argentina, no ano de 1987.

"Há poucas semanas, tive o prazer de visitar o Rio e os  asseguro de que o Comitê Organizador Local está trabalhando de maneira excelente e com grande entusiasmo", assinalou o Cardeal Rylko.

"Existe uma colaboração exemplar entre a Arquidiocese de Rio e a Conferência Episcopal Brasileira – este um fator muito importante, porque não podemos esquecer que o Brasil é uma país gigante- gigante! E coordenar a pastoral em todo o país não fácil! Também as autoridades civis da cidade de Rio e do estado carioca estão colaborando de maneira eficaz neste caminho preparatório", acrescentou.

A autoridade vaticana expressou que atualmente, a peregrinação da Cruz da JMJ e do Ícone da Madonna Salus Populi Romani, "está levando frutos espirituais extraordinários às diversas dioceses e os jovens que se reúnem para acolher a Cruz superam os 100 mil!".

Além disso, recalcou a extraordinária beleza da cidade do Rio, "olhando a imponente estatua do Cristo Redentor do Corcovado podemos perceber a essência mesma das JMJ: Cristo com os braços abertos em um gesto de amor e de acolhida é o verdadeiro centro deste evento, é ele quem os jovens desejam encontrar".

"Recordemos as palavras do Papa Bento XVI ao início de seu ministério papal: ‘Quem deixa entrar Cristo, não perde nada, nada –absolutamente nada daquilo que faz a vida livre, formosa e grande… Ele não tira nada mas dá tudo…", acrescentou.

Finalmente, o Cardeal Rylko confiou ao Senhor os trabalhos do encontro e pediu a intercessão de todos os Santos Padroeiros da JMJ de Madrid e do Rio, e em particular a do Beato Karol Wojtyla, "através do qual a Igreja recebeu o grande dom das JMJ".

Para participar do encontro, viajaram com a comitiva do Brasil o Arcebispo de Rio do Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidente do COL; o presidente da Comissão para a Juventude da Conferência Episcopal Brasileira, Dom Eduardo Pinheiro Da Silva; o responsável pelos eventos centrais da JMJ de Rio, Padre Rentao Martins; o responsável por voluntariado, Padre Ramón Nascimento; e o responsável por eventos culturais, Gustavo Ribeiro.

Da Espanha chegaram o Arcebispo de Madrid e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Antonio María Rouco Varela; o diretor executivo da Jornada Mundial da Juventude, Yago de la Cierva; e o secretário geral da JMJ, Dom Gregorio Roldán, entre outros.

No domingo de Ramos, os participantes se reuniram na Praça de São Pedro para reunir-se com o Santo Padre, e a delegação brasileira deu de presente a Bento XVI uma miniatura do Cristo Redentor.