O Arcebispo do Rio do Janeiro (Brasil), Dom Orani João Tempesta apresentou em uma coletiva de imprensa esta manhã no Vaticano as iniciativas de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013 e assegurou aos presentes e aos  jovens do mundo inteiro: “todos os caminhos levam ao Rio”.

Na coletiva, participaram o Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos e o Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Eduardo Pinheiro.

Durante sua intervenção, Dom Orani assinalou que nos últimos anos o Brasil experimenta um crescimento em nível econômico e uma conseqüente diminuição das diferenças sociais, e espera que “a JMJ seja uma oportunidade para oferecer um crescimento também nos valores cristãos, de solidariedade, justiça, esperança e coragem para as novas gerações”.

“Diz-se que todos os caminhos levam a Roma. Agora dizemos: todas os caminhos levam ao Rio”, exclamou o arcebispo da capital fluminense recordando palavras do Cardeal Rylko durante a reunião que tiveram membros do Comitê Organizador Local (COL) e do Pontifício Conselho para os Leigos entre outras entidades representadas no encontro.

Dom Orani indicou que as inscrições para os grupos de jovens peregrinos para o próximo encontro mundial do Papa com os jovens terão início a partir de julho deste ano.

Além disso, o Arcebispo indicou que serão necessários milhares de voluntários para articular o evento. A meta é chegar aos 60 mil jovens para ajudar na organização, e no momento há 16 mil inscritos.

Para a eleição do hino que animará as jornadas de Rio já está em marcha um concurso, e no momento, existem mais de 180 propostas de letras. Uma vez escolhida a letra o passo seguinte será a eleição da melodia que também será fruto de um concurso. O resultado final será público no final de julho.

Além disso, o Arcebispo assinalou que as redes sociais da JMJ tanto no Facebook como no Twitter estão sendo um êxito para a difusão da informação e para a motivação da juventude, e na atualidade contam com mais de 600 mil seguidores.

Dom Orani explicou também que para a eleição do logotipo oficial foi preciso escolher entre mais de 200 propostas vindas de todos os continentes. Finalmente, o Pontifício Conselho para os Leigos aprovou um desenho de um jovem do estado de Rio, onde “aparecem os elementos característicos que recordam a cidade, o país, o espírito da JMJ e a cruz, símbolo especialmente querido no Brasil, que teve inicialmente como nome Terra da Santa Cruz”, acrescentou.

“Sabemos que depois de 25 anos da JMJ de Buenos Aires, América Latina terá a oportunidade de revitalizar o zelo missionário entre os jovens e reforçar as opções preferenciais para os jovens de nosso continente a partir da célebre Conferencia de Puebla. No Ano da Fé, alegramo-nos de receber o Santo Padre em nosso país”, concluiu Dom Orani.

Depois da coletiva, falando em entrevista exclusiva ao grupo ACI, Dom Orani partilhou suas opiniões sobre os pontos centrais e mais importantes da JMJ do Rio e das JMJs em geral: “Acredito que a JMJ é uma escolha que fez o Papa João Paulo II que há 7 anos atrás nasceu para o céu, de que existe uma grande responsabilidade para nós que devemos levar adiante, também no Rio de Janeiro, esta JMJ, que quer levar os jovens a dizerem que Deus ama todos os jovens e que eles têm um imenso trabalho neste mundo; o de  fazer este mundo um pouco melhor"

“Sabemos que (a JMJ) não é somente para a cidade ou o país que a acolhe mas para todo o mundo, e por isto sabemos que a JMJ tem esta possibilidade de ajudar a todo o mundo, ajudar a juventude do mundo inteiro, e para isto trabalhamos... para receber bem a estes jovens e também para dizer a todos eles que vão e façam discípulos no mundo inteiro como afirma o lema da JMJ Rio de Janeiro, escolhido pelo Papa Bento XVI”.

Falando sobre os lugares nos quais os eventos com o Papa poderiam ser realizados na cidade do Rio de Janeiro, o prelado disse ao Grupo ACI: “faremos os eventos centrais na zona sul da cidade e a maior parte da vigília e da missa de domingo será na zona oeste do Rio. De modo que neste instante nos encontramos preparando para receber todos os jovens que forem ao Rio de Janeiro para que sejam recebidos com muita alegria e de abraços abertos, como o Cristo Redentor, símbolo da nossa acolhida”.

Vale lembrar que recentemente fontes do Comitê Local da JMJ (COL) afirmaram que os locais específicos dos eventos só serão confirmados oficialmente depois de que uma comitiva de Roma (cujos membros se encarregam dos detalhes das visitas do Papa), dêem sua aprovação final aos organizadores da JMJ.

Finalmente, Dom Orani convidou os jovens de todo o mundo a visitar o site da JMJ Rio 2013 www.rio2013.com que em breve poderão compartilhar seu conteúdo com seus amigos em cinco línguas diferentes: espanhol, português, inglês, italiano e francês.