A Congregação para a Doutrina da Fé excomungou quatro clérigos que se auto-proclamaram bispos e criaram a "Igreja Ortodoxa Greco-Católica Ucraniana"; além disso chamou os fiéis a não aderir-se ao mencionado grupo.

A declaração foi assinada no dia 22 de fevereiro pelo Cardeal William Llevada e o Arcebispo Luis Ladaria, Prefeito e Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, respectivamente.

O texto se refere ao caso dos reverendos Elías A. Dohnal, Markian V. Hitiuk, Metodej R. Špirik e Robert Oberhauser, “os quais, foram expulsos da Ordem Basiliana de São Josafá, se autoproclamaram sucessivamente bispos da Igreja greco-católica Ucraniana".

"Estes clérigos, com sua conduta contumaz, continuam desafiando a autoridade eclesiástica, prejudicando moral e espiritualmente não só a Ordem Basiliana de São Josafá e a Igreja greco-católica na Ucrânia, mas também esta Sé Apostólica e a toda a Igreja católica", advertiu o texto.

A declaração indicou que os quatro clérigos, "depois de dar vida a um grupo de 'bispos' de Pidhirci", tentaram sem êxito obter o reconhecimento e registro por parte da autoridade civil como "Igreja Ortodoxa Greco-Católica Ucraniana".

A Congregação para a Doutrina da Fé assinalou que desde o começo buscou dissuadi-los e convidá-los a que retornem à Igreja, mas não só não houve arrependimento por parte dos quatro clérigos, mas "seguem criando confusão e desordem na comunidade dos fiéis", caluniando as autoridades eclesiásticas.

Portanto, afirmou, "declara-se formalmente que (o Vaticano) não reconhece a validez de suas ordenações episcopais nem de nenhuma das ordenações que se derivem ou se derivarão delas. Do mesmo modo, faz-se saber que o estado canônico dos quatro auto-nomeados 'bispos' o de excomungados".

"Os fiéis, portanto, estão chamados a não aderir-se ao mencionado grupo, já que o mesmo está, para todos os efeitos canônicos, fora da comunhão eclesiástica. Também estão convidados a rezar pelos membros deste grupo para que se arrependam e retornem à plena comunhão com a Igreja Católica", concluiu a declaração.