O capelão do Santuário da Virgem da Caridade do Cobre, Pe. Jorge Palma, exortou aos cubanos que estão dentro e fora de Cuba a que rezem à Virgem para que a visita de Bento XVI seja uma bênção para a ilha.

O padre animou os cubanos a “que peçam à virgem que a visita do Papa seja uma bênção para todos os cubanos fora e dentro, porque quanto maior seja a bênção a Cuba, todos os cubanos, onde quer que estejam, poderão recebê-la também. Assim também se sentirão muito vinculados com os que vivemos aqui porque todos somos família”, afirmou o sacerdote em diálogo com o grupo ACI.

No marco da visita do Papa Bento XVI, o Pe. Palma recordou o significado que esta devoção Mariana tem para o povo cubano. “A Virgem da Caridade do Cobre é ponto de referência para os cubanos”, símbolo da perseverança na fé e da sua identidade como povo, afirmou.

Por sua parte, o Pe. Jorge Luis Pérez Soto, ex-pároco da Catedral de Havana, coincidiu ao assinalar que a Virgem da Caridade está ligada à história da ilha e aos anos difíceis da fé.

Dias atrás, em diálogo desde Roma com o grupo ACI, o sacerdote afirmou que esta devoção “está ligada à nossa história, nos anos difíceis de vivência da fé em Cuba", pois durante os primeiros anos do regime comunista, "a Virgem e a imagem do Sagrado coração de Jesus eram os dois únicos símbolos religiosos que se conservaram na maioria dos lares cubanos".

"Conservaram-se certamente escondidos muitas vezes com temor de que fossem vistos, e fossem assinalados, mas nunca esquecerei a pequena imagem da Virgem do Cobre que presidia a habitação de meus avós e que era a referência religiosa da casa", recordou.

Nesse sentido, disse que a Virgem da Caridade é "para a formação da nacionalidade cubana um ponto de encontro" e de "reconciliação para o cubano que a olhe com esperança".

"O que significa Maria da Caridade para os cubanos? Significa ou poderia significar a melhor das melhores mães para o coração de seus filhos", afirmou.

Bento XVI se encontra em Cuba para celebrar os 400 anos do achado da imagem da Virgem da Caridade, Nesta terça-feira, 27, o Papa visitará o santuário Mariano cubano.

História da imagem

A 16 quilômetros ao oeste de Santiago de Cuba se encontra a vila do Cobre, fundada em 1598. Ao sul desta região se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Caridade.

Conta a tradição que em uma manhã de 1628 saíram da Barajagua à baía de Nipe a procurar sal dois indígenas de sobrenome Hoyos e um escravo negro de dez anos de idade. Chegados a este lugar viram que era impossível compilar o sal pois o mar estava agitado.

Os três procuraram refúgio e ao longo de três dias puderam embarcar em uma canoa e dirigir-se às salinas da costa. Pouco distante da costa descobriram sobre as ondas um objeto branco, que pensaram ser o cadáver de alguma ave marinha. Entretanto advertiram com grande surpresa que o objeto flutuante era uma imagem da Virgem Maria colocada sobre uma tábua. Tomaram a imagem depositando-a na canoa e leram na tábua uma inscrição que dizia: "Eu a sou Virgem da Caridade". Levaram a Virgem na canoa e logo depois de recolher o sal, voltaram para Barajagua onde já tinha chegado a notícia do achado. A imagem foi transladada ao altar maior da igreja paroquial, onde um homem de fé chamado Marías de Olivera ofereceu dedicar-se a seu serviço.

A imagem da Virgem da Caridade é pequena e seu rosto redondo. No braço esquerdo sustenta o Menino Jesus que em uma mão tem um globo terrestre. Em 10 de maio de 1916, o Papa Bento XV, proclamou-a Padroeira da ilha.