O grupo global de hackers Anonymous se atribuiu ontem um ataque informático contra o site Web do Vaticano www.vatican.va, que por vários horas se manteve fora de serviço.

O jornal italiano La Reppublica assinalou que o grupo lançou um comunicado atribuindo o ataque "ao suposto amparo de criminosos nazistas e sacerdotes pedófilos, a oposição da Igreja ao uso do preservativo e a suposta ingerência na vida política italiana".

O comunicado acusou a Igreja de "retrógrada" e a descreveu como "um dos últimos baluartes de uma época felizmente já passada, destinada a não repetir-se".

O comunicado também assinala que Anonymous, dirigindo-se ao Vaticano, "decidiu pôr sob assédio seu site em resposta às doutrinas, as liturgias e os preceitos absurdos e anacrônicos que sua organização com interesses de lucro (Igreja apostólica romana) propaga e difunde no mundo inteiro".

Outros sites dependentes da Santa Sé como www.news.va e Rádio Vaticano www.radiovaticana.org funcionam normalmente.

Até o momento o Vaticano não confirmou nem desmentiu o ataque, enquanto avalia as causas do problema de acesso que "está em vias de solução".