Os legionários de Cristo e os membros consagrados do movimento Regnum Christi desejaram o melhor e ofereceram suas orações à nova associação de vida consagrada feminina Totus Tuus, erigida no último 22 de fevereiro em Santiago no Chile.

Através de um comunicado em seu site em italiano, o movimento expressou seu desejo de "acompanhar as irmãs que deixaram a vida consagrada no Regnum Christi com a oração e esperando que possam manter com elas um laço de fraternidade".

O texto se refere à instituição formada pela ex-assistente geral para a vida consagrada do Regnum Christi, Malén Oriol, e outras consagradas de diferentes partes do mundo que deixaram o movimento e fazem parte agora do Totus Tuus, que durante seu primeiro ano será acompanhada pelo Arcebispo Emérito de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz.

O Totus Tuus conta com o "parecer favorável" da Secretaria de Estado do Vaticano que respondeu assim a uma consulta feita pelo atual Arcebispo do Santiago, Dom Ricardo Ezzati, sobre a fundação da associação.

O comunicado do Regnum Christi assinala que "por enquanto não foi divulgado quantas nem quais decidiram fazer parte desta associação, onde viverão, como se organizarão, etc.".

Seu objetivo principal, indica o texto, é "oferecer uma nova casa comunitária para algumas mulheres que deixaram o Regnum Christi e seguem sentindo a chamada a viver uma vida consagrada a Deus ao serviço da Igreja".

"Ecoando das palavras que o Pe. Álvaro Corcuera dirigiu a elas recentemente, nós dizemos que as amamos e respeitamos, nós lhes agradecemos por todo o bem que fizeram e que seguirão fazendo".

O comunicado assinala logo que "este recente passo de algumas consagradas é mais um motivo para examinar continuamente os progressos pessoais e comunitários no caminho que o Santo Padre indicou à Legião e ao Regnum Christi".

Para concluir o texto pede que se reze pelo Totus Tuus e por "todos os legionários de Cristo e os membros consagrados do Regnum Christi durante este processo de renovação".