O Papa Bento XVI, cuja habitual audiência geral das quartas-feiras não foi realizada hoje por estar em exercícios espirituais com a cúria do Vaticano, nomeou hoje o sacerdote Luiz Henrique Da Silva Brito como novo Bispo Auxiliar do Rio do Janeiro no Brasil.

O Bispo eleito nasceu em 19 de maio de 1967 no Sao Gonçalo e foi ordenado sacerdote em 14 de dezembro de 1991. Licenciou-se em Direito Canônico pelo Instituto Superior de Direito Canônico de Rio de Janeiro (1992) e em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz em Roma (2005).

Sua ordenação episcopal será no dia 12 de maio de 2012, sábado, às 8h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Rio de Janeiro.

Segundo informa a web da arquidiocese do Rio, até a nomeação, monsenhor Luiz Henrique exercia várias funções na Diocese de Campos (RJ), onde era incardinado e, desde o dia 30 de junho de 2010 era pároco da Paróquia São Benedito, em Campos.

Fluminense de São Gonçalo, nasceu no dia 19 de maio de 1967. Depois da formação no Rio de Janeiro, em Teologia, pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese, e em Direito Canônico, pelo Instituto Superior de Direito Canônico, concluiu em 2005 o mestrado em Teologia Moral, pela Pontifícia Università della Croce, em Roma. Foi ordenado presbítero em 14 de dezembro de 1991.

Em nota, Monsenhor Luiz Henrique manifestou a alegria de integrar a Arquidiocese do Rio de Janeiro, unindo-se ao Arcebispo Metropolitano e aos Bispos Auxiliares.

“ Existem grandes desafios evangelizadores em uma metrópole tão grande quanto o Rio de Janeiro, contudo, aqui quero doar-me totalmente em estreita comunhão com o caríssimo Dom Orani, Bispos Auxiliares e Presbíteros, para que o amor de Deus seja conhecido por todos”, afirmou o bispo eleito.

Por ocasião da publicação da nomeação, Dom Orani acolheu o novo Bispo Auxiliar, anunciando aos diocesanos o belo e importante presente recebido do Santo Padre.

Dom Da Silva chega a uma arquidiocese que quanta com 602 sacerdotes, 1.044 religiosos e 124 diáconos permanentes para o governo pastoral de mais de 3.7 milhões de católicos em uma população total de 6.1 milhões de pessoas.