Um grupo de professores, alunos e ex-alunos da Universidade Católica do Peru (PUCP) pediram ao centro de estudos que adaptem os seus estatutos à Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, conforme solicitou o Vaticano no dia 21 de fevereiro.

Em um comunicado enviado ao grupo ACI, a Associação Universitária Riva Aguero, que leva o nome do principal benfeitor da PUCP chamou os membros da Assembléia Universitária da casa de estudos "a dar aceitação completa ao pedido feito pela Santa Sé, pois a existência da Universidade não seria compreendida sem o esforço da Igreja Católica".

Esta organização, assinala o pronunciamento, busca "promover plenamente a defesa inquebrantável da vontade dos fundadores da PUCP, expressa na consagração institucional à Igreja Católica e sua dependência à Santa Sé".  

A Igreja, como foi observado pelos membros da comunidade universitária “sob o amparo das liberdades religiosas existentes hoje em toda a sociedade democrática tem o direito de criar instituições educativas em harmonia com os princípios da fé e do seu Magistério".

Com este comunicado, o grupo Universitário Riva Agüero visa reivindicar a identidade católica da PUCP, "presente desde de sua fundação em 1917 como um espaço do ensino superior no contexto do ensino da doutrina da Igreja, sob a proteção da Santa Sé".