O Vaticano cedeu a Cuba o suporte de livro que utilizou o capelão de Cristóvão Colombo para evangelizar as tribos caribenhas e que, a partir do próximo 5 de fevereiro, será exibido na capital da ilha, conforme anunciou o jornal oficial do governo, o Granma.

A peça, elaborada em madeira esculpida em forma de concha e com incrustações de pedaços de ossos de peixe e carapaça de tartaruga marinha em forma de leque, será exibida durante um ano no Museu da Cidade.

Trata-se, conforme recolhe o Granma, "de um exemplo de arte cristã do mais antigo" e teria sido feito por índios taínos na província do Santiago de Cuba.

O empréstimo se realiza depois de uma solicitude apresentada pelo Historiador da Cidade, Eusebio Leal Spengler, ao diretor dos Museus Vaticanos.

"Foi autorizado com caráter excepcional por Sua Eminência Reverendíssima Cardeal Tarcisio Bertone, secretário de estado", assinala o diário.

Esta cessão se produz pouco antes de que o Papa Bento XVI visite Cuba. O Pontífice viajará à ilha no dia 26 de março e permanecerá até o dia 28, período no que celebrará duas missas em Santiago de Cuba e Havana.

As relações entre o Governo de Raúl Casto e a Igreja Católica viveram décadas de desconfiança mútua, mas nos últimos anos vêm se solidificando. Um diálogo inédito entre as duas partes em meados do 2010 propiciou a liberação de mais de 100 presos políticos que na sua maioria deixaram o país e foram recebidos na Espanha.