O Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos no Vaticano, Cardeal Antonio Cañizares, disse ontem que as universidades católicas têm o dever de apresentar uma visão do homem baseada em Cristo.

Assim foi informado no final da audiência geral desta quarta-feira que acompanhou uma delegação da Universidade de Ávila (Espanha) que apresentou as atas do primeiro congresso mundial das universidades católicas realizando nesta casa entre o dia 12 e 14 de agosto de 2011.

Em declarações ao jornal do vaticano L’Osservatore Romano, o Cardeal espanhol  disse que “ as universidades católicas têm hoje mais do que nunca o dever de presentear a sociedade uma visão do homem que tem como imagem a verdade de Cristo.”

O Cardeal, que também é Bispo Emérito de Ávila, disse também que ainda que as bases “para relançar a nova evangelização“ se encontram na cultura. O prelado também recordou que foi o Cardeal Ratzinger quem o incentivou a fundar a Universidade de Ávila, sob o patrocínio de Santa Teresa.

Em sua viagem à Espanha em agosto de 2011 por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, o Papa se reuniu com um grupo de professores universitários que lembrou que o ideal da busca da verdade da Universidade  não deve desvirtuar-se nem por ideologias fechadas ao diálogo racional nem por servilismo de uma lógica utilitarista de mercado.

Na Basílica de São Lourenço do Escorial , o Santo Padre recordou seus anos de professor universitário e animou os presentes a superarem o desafio do pensamento certo que considera que “a missão de um professor universitário seja hoje exclusivamente a formação de profissionais competentes e eficazes.”