O Pe. David Smith, capelão do exército britânico que está na zona de guerra no Afeganistão, contou que entre os 400 soldados e o pessoal civil sob seu cuidado pastoral há uma boa quantidade de jovens que têm uma profunda fome espiritual e um "grande desejo por conhecer mais sua fé católica".

A organização católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) respondeu ao pedido que o sacerdote fez meses atrás e enviou um lote de imagens e cópias do Youcat, a versão do catecismo para jovens criado pela ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011, com o qual agora o sacerdote dá aulas de catecismo todas as sextas-feiras.

Nesses dias, além das classes o sacerdote reza o terço com seus jovens alunos e termina sempre com uma bênção.

Em uma mensagem de agradecimento enviado à AIS, o Pe. Smith que se encontra em Camp Bastion, província de Helmand no Afeganistão, afirma que muitos os jovens "saíram de colégios católicos sem nem saber o que é o Santíssimo Sacramento. Não surpreende por isso por que tantos deixam de viver sua fé. Assim que decidi a mudar esta situação".

Agora, disse o padre, "celebra-se os sacramentos, dá-se catequese e se oferece ajuda aos jovens que realizam uma tarefa muito exigente", indica.

O Pe. Smith celebra Missa diariamente e três nos domingos. Além de velar pelos soldados, assiste o pessoal civil que trabalha lado a lado com os soldados.

Finalmente ele agradeceu a colaboração da AIS e pediu aos amigos e benfeitores desta instituição que "rezem pelos capelães militares".