A Arquidiocese de Sevilla (Espanha) deplorou a publicação de um calendário da empresa alemã de chocolates e biscoito Lambertz que inclui uma fotografia tomada dentro de uma famosa capela sevilhana na que a atriz Paz Vega aparece nua em um genuflexório.

A firma alemã Lambertz contratou a conhecida atriz para seu calendário de 2012. Um dos locais escolhidos pelos produtores foi a capela Nossa Senhora da Encarnação, onde obtiveram a permissão da Irmandade da capela sem informar sobre as intenções de que a atriz se despisse.

O Arcebispado sevilhano assinala em um comunicado deste 15 de dezembro que a Irmandade de Nossa Senhora da Encarnação autorizou as imagens, "sem conhecimento nem consulta prévia do Arcebispado, como teria sido conveniente".

Deste modo assinalam que estes fatos "atentam contra os sentimentos dos fiéis, ferem a sensibilidade dos devotos da Virgem de La Gerena e transgridem a disposição da legislação canônica para o uso de lugares sagrados".

Seguidamente recordam que o Código de Direito Canônico estabelece que deve-se evitar algo que não esteja em consonância com a santidade do lugar.

Por isso, explicam, "são objeto desta proibição aqueles atos contrários à natureza eclesiástica do lugar, como é o caso de concertos de música profana, ou reportagens fotográficas como o que este".

O Código de Direito Canônico estabelece ademais que "em um lugar sagrado só pode ser admitido aquilo que favorece o exercício e o fomento do culto, da piedade e da religião, e fica proibido o que não esteja em consonância com a santidade do lugar".

Finalmente, o Arcebispado, recordando que a reportagem teve a autorização dos administradores do lugar, exorta "às pessoas e entidades que encarregadas da custódia e da manutenção dos lugares e bens sagrados, a que tenham extrema diligência nesta tarefa".

Assim, precisam os autores do comunicado, poderão evitar "ser objeto de engano ou manipulação por parte de terceiros, como parece que ocorreu no caso da reportagem fotográfica realizada na capela da Virgem de La Gerena".