O Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega y Alamino, considerou que a anunciada visita do Papa Bento XVI a Cuba em março de 2012 constitui uma "graça especial".

Em declarações ao grupo ACI logo depois da Missa pela independência dos povos da América Latina na Basílica de São Pedro na qual participou, o Cardeal comentou que "a visita do Papa sempre é uma graça especial como foi a de João Paulo II, será também a de Bento XVI, estou seguro".

O Santo Padre anunciou durante a Missa sua intenção de visitar Cuba e México antes da Páscoa de 2012. O Papa disse que irá às duas nações para proclamar a Palavra de Cristo com a convicção “de que este é um tempo precioso para evangelizar com uma fé firme, uma esperança viva e uma caridade ardente".

O Papa Bento XVI será o segundo Pontífice que viaja à ilha logo depois da histórica visita realizada em janeiro de 1998 pelo agora Beato Papa João Paulo II na que pediu "que Cuba se abra ao mundo e o mundo se abra a Cuba".

O Santo Padre chegará a Cuba logo depois de que as relações entre o governo e a Igreja na Ilha se aproximaram com o diálogo entre o presidente Raúl Castro e o Cardeal Ortega, com a mediação do governo espanhol, que permitiu a liberação, entre 2010 e 2011, de mais de 100 presos de consciência que em sua maioria foram acolhidos na Espanha.

Parte da aproximação também esteve marcada pela visita à ilha, em junho de 2010, do Secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti, pela ocasião da celebração do 75º aniversário das relações entre o Vaticano e Cuba,

Embora o processo das liberações dos presos de consciência não esteve isenta de algumas críticas por parte de um setor da dissidência cubana, diversos analistas consideram que as libertações e a autorização que deu o governo para que a imagem de Nossa Senhora do Cobre peregrine por todo o país, são sinais positivos das relações Igreja-estado.

O Cardeal Ortega disse também ao grupo ACI, diante do anúncio da viagem do Santo Padre, que "estou muito contente, muito feliz de saber que o Papa vai a Cuba, e estamos esperando-o".

Fontes vaticanas indicaram ao grupo ACI que em princípio o Papa estará em Cuba entre os dias 26 e 28 de março, logo depois do qual voltará para Roma.