O Arcebispo de Los Angeles (Estados Unidos), Dom José Gómez, convidou os fiéis a evangelizar de mãos dadas a Nossa Senhora de Guadalupe, que nos "chama a edificar uma Igreja e uma sociedade que reflita a verdade de que somos uma família de Deus".

"Enquanto seguimos trabalhando na nova evangelização das Américas, precisamos nutrir-nos tanto da mensagem de Nossa Senhora de Guadalupe como do testemunho missionário do humilde servo, São Juan Diego", afirmou em sua coluna publicada no dia 1º de dezembro na revista Vida Nova.

Nesse sentido, destacou a Missa que em 12 de dezembro o Papa Bento XVI celebra na Basílica de São Pedro em honra à Virgem de Guadalupe, com o qual "quer mostrar sua solidariedade com as nações do que ele chama ‘Continente da Esperança’, onde vivem aproximadamente 40 por cento de todos os católicos do mundo".

Dom Gómez afirmou que a Virgem "chama-nos a contar, a compartilhar com nossos próximos a boa nova de que são filhos de Deus, filhos e filhas do nosso Pai celestial que os ama".

Para isso, "devemos abrir nossos corações à conversão, para que, assim como no manto milagroso, possa ficar impressa em nossos corações a imagem da Virgem e de seu Filho".

O Arcebispo de Los Angeles destacou a humildade do índio São Juan Diego e disse que "a nova evangelização não é necessariamente um assunto de fazer coisas extraordinárias. Trata-se de viver nossa fé plenamente e de dar testemunho dela em nossa vida diária, em nossas famílias, em nossos estudos, no trabalho e entre nossos amigos e conhecidos".

"E o podemos fazer com plena segurança. O que a Virgem do Tepeyac prometeu a Juan Diego, promete também a cada um de nós. ‘Que não se atribule teu coração. Acaso não estou aqui eu, que sou tua mãe? Não estás sob minha sombra? Não sou sua saúde? O que mais te falta?’", afirmou.

Dom Gómez assinalou que "a devoção a Nossa Senhora de Guadalupe, -ser Guadalupanos- significa ser fiéis a Deus e sair do nosso caminho para compartilhar a mensagem de Guadalupe e para ajudar a fazer da América o continente da esperança".