A Conferência de Bispos Católicos de Cuba publicou ontem, na Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, uma carta pastoral na que confirmaram a visita do Papa Bento XVI à ilha em 2012.

Embora ainda as datas da visita ainda não foram estabelecidas, o Cardeal Jaime Ortega, Arcebispo de Havana disse que poderia ser na segunda quinzena de março.

A carta assinala que o Santo Padre "desejou visitar nosso país como ‘Peregrino da Caridade’ para acompanhar-nos e confirmar a fé do povo cubano na comemoração dos 400 anos da presença da bendita imagem da Virgem entre nós".

Do mesmo modo, em conferencia de imprensa ontem, o Secretário Executivo da Conferência de Bispos Católicos de Cuba, Dom José Félix Pérez, disse que "na segunda-feira 12 de dezembro o Santo Padre fará pública a data da visita e o programa de sua visita durante uma Missa em Roma", a ser celebrada na Festa da Virgem de Guadalupe pela independência de países da América Latina.

Para o porta-voz, esta viagem do Papa que fará 85 anos no próximo abril, "será uma continuidade da visita do Juan Pablo II", que em 1998 realizou uma histórica visita a Cuba durante 5 dias.

Bento XVI virá à ilha como "peregrino da Caridade para confirmar a fé do povo cubano em comemoração pelos 400 anos de presença da bendita imagem da Virgem da Caridade entre nós", assinalou Pérez.

Na carta que apresentaram ontem pelo 4º centenário do encontro da Virgem da Caridade do Cobre, Padroeira de Cuba, os Bispos assinalam que sua peregrinação "foi para o povo cubano uma mensagem de Deus, escrito não com tinta mas com o espírito de Deus vivo no coração crente de cada um de nós. Uma mensagem que todos podemos ler e compreender".

Os Prelados afirmam também que "onde está Deus há futuro. Onde Deus está há alegria. Abre-se novos horizontes mas devemos reconhecer que Deus está sempre presente e, sobre tudo, onde se deixa Ele entrar. Por isso, queridos irmãos e irmãs, abramos os corações a Deus que, em Jesus Cristo, chama-nos a viver a fé cristã que chega a todos os cubanos por meio da Virgem da Caridade".