Ontem, 5, na Nunciatura Apostólica da capital peruana se reuniram o Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, e o Visitador Apostólico enviado pelo Vaticano para o caso Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), Cardeal Péter Erdo. Hoje o também arcebispo de Budapeste se reuniu com autoridades da Universidade que poderia perder status de pontifícia e católica.

O Cardeal Erdo, Arcebispo de Esztergom-Budapest (Hungria) e Presidente do Conselho de Conferências Episcopais da Europa (CCEE), chegou domingo à noite ao Peru para intervir no caso da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP).

Esta casa de estudos rejeitou em setembro em sua assembléia universitária o pedido para adequar seus estatutos à exortação apostólica Ex-Cordae Ecclesia, com o qual este centro poderia perder sua condição de pontifícia e católica.

Conforme informa a rádio peruana RPP, o Cardeal Cipriani disse à imprensa que o esperava nos exteriores da Nunciatura Apostólica, ao finalizar o encontro com o Visitador Apostólico, que eles "desejam que no país haja muita paz".

Já na manhã deste 6 de dezembro, também na Nunciatura Apostólica no Peru, o Cardeal Erdo recebeu as autoridades da PUCP, entre as quais se encontrava o reitor, Marcial Rubio Correa.

À saída do encontro, Rubio Correa destacou a abertura ao diálogo do enviado do Vaticano para solucionar o impasse com o Arcebispado de Lima.

Conforme informa RPP, o reitor também assinalou que haverá outras reuniões com o Cardeal Erdo no transcurso desta semana.