Este 22 de outubro se celebra a festa litúrgica do Beato Papa João Paulo II, elevado aos altares em uma multitudinária Missa no dia 1º de maio de 2011 na Praça de São Pedro em Roma.

A decisão de celebrar a memória do Papa Peregrino nos dia 22 de outubro foi tomado devido a que nesse dia em 1978 João Paulo II iniciou seu pontificado.

Na homilia daquela Eucaristia, o Papa Wojtyla fez sua emblemática exortação aos católicos de todo o mundo: "Não tenham medo! Abram, mais ainda, abram de par em par as portas a Cristo!"

Por ser João Paulo II ainda beato, as celebrações oficiais se realizam em Roma, cidade da que todo Papa é Bispo e na Polônia, seu país natal. Isto não impede que católicos de outras partes do mundo, alguns dos quais solicitaram através de sua diocese a permissão formal, possam unir-se às celebrações.

O processo de canonização do Papa Wojtyla segue sua marcha normal e possíveis milagres atribuídos a sua intercessão estão sendo avaliados, como confirmou ao grupo ACI dias atrás o Prefeito para a Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato.

O milagre que permitiu a beatificação do João Paulo II foi a cura de Parkinson da religiosa francesa Marie Simon-Pierre, curada de Parkinson, a mesma doença que padeceu o falecido Pontífice.

No dia 4 de outubro o Cardeal Amato explicou ao grupo ACI, que não há pressa para a canonização. "Por enquanto, nós desfrutamos da beatificação. Porque a beatificação é um objetivo importante desde o momento em que foi confirmado o tema do heroísmo da virtude, selado por um milagre grandioso", afirmou.