Nesta terça-feira 11 de outubro se realiza na capital colombiana uma mobilização em defesa do direito à vida desde a concepção até a morte natural.

A marcha pró-vida é organizada pela organização Unidos pela Vida, uma associação civil sem fins de lucro, que convida os colombianos a manifestar-se desta forma pacífica e alegre em frente ao Senado da Colômbia em Bogotá.

O texto que os membros da Unidos pela vida sugerem enviar aos senadores para promover a defesa da vida e para o qual pedem a adesão de mais pessoas, explica que "busca-se, por solicitude de mais de cinco milhões de colombianos, modificar o artigo 11 da Constituição Política da Colômbia para que seja protegido o direito à vida desde a fecundação até a morte natural".

No último 27 de setembro foi debatido no Capitólio Nacional o Projeto de Ato Legislativo No. 006 de 2011, que pretende modificar o artigo 11 para que o direito à vida seja respeitado em todas as suas etapas.

Entretanto, o projeto foi atrasado porque dois senadores pediram ter em conta a opinião de profissionais da saúde e de especialistas em educação.

"Confiamos em que como representantes da população colombiana e tendo em conta a petição de 67 por cento dela, (os legisladores) darão uma resposta positiva para que em nosso Estado prevaleça o direito à vida e seja protegido sobre todas as coisas", destaca o texto da carta

Destaca-se também que não se pode negar "de maneira arbitrária, que o não-nascido é um ser humano em razão de sua composição biológica, não de seu aspecto físico -má formação congênita- ou de sua procedência de um estupro".

Finalmente Unidos pela Vida reitera seu apoio ao projeto "para que na segunda semana de Outubro seja votado positivamente. Se quisermos a paz temos que defender a vida. Não há umas vidas mais dignas que outras. Não disfarcemos o assassinato de inocentes".