Segundo informou este sábado a arquidiocese do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor recebeu uma homenagem episcopal na manhã do dia 30 de setembro no marco do 80º aniversário de inauguração da estátua. Esta foi primeira vez que o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Cardeal Dom Raymundo Damasceno, presidiu uma missa no Santuário Cristo Redentor.

A celebração fez parte do encerramento do 2º Encontro Nacional dos Bispos Eméritos, realizado desde o dia 26 de setembro, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio, informa a arquidiocese.

No final da cerimônia, o presidente da CNBB abençoou os presentes e toda a cidade do Rio com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que ele mesmo, há dois anos, presenteou à capela dedicada à padroeira do Brasil, que está localizada aos pés do Cristo.

Dom Raymundo lembrou que diante do monumento não há ninguém que não se emocione e não contemple a beleza infinita do criador divino.

“É muito gratificante estar aqui neste ano de muitas comemorações pelos 80 anos da inauguração desta belíssima Imagem, que se tornou um cartão postal da cidade e de todo o Brasil. Ao contemplar a beleza de Deus, nós podemos falar também da Palavra de Deus contida na criação. Muitos cientistas chamavam a natureza de livro, onde qualquer um pode ler os traços e as marcas da beleza, da sabedoria e da bondade de Deus, criador de todas as coisas”, disse o Purpurado.

Lembrando a memória litúrgica de São Jerônimo, quem traduziu a bíblia ao latim, Dom Damasceno afirmou que os cristão necessitamos “nos alimentar e nos deixar guiar por essa palavra, junto com a Eucaristia, que é o próprio Cristo para nós. Que a Palavra de Deus possa nos conduzir e iluminar nossa vida a cada dia. Nós vivemos em um mundo onde há muitas influências. Mas, para o cristão, uma luz segura é, sem dúvida nenhuma, a Palavra de Deus”, disse o presidente da CNBB.

A homenagem dos bispos eméritos se dá no contexto do 80º aniversário do monumento considerado uma das maravilhas do mundo moderno a ser celebrado neste 12 de outubro.

O dia 12 de outubro, dia em que o Cristo foi inaugurado, será repleto de celebrações. Será feita a Corrida Internacional do Cristo Redentor, uma corrida rústica de nove quilômetros, saindo da Praça São Judas Tadeu, no Cosme Velho, até o monumento, no alto do Corcovado. A concentração será às 7h. Logo após, haverá uma Celebração Eucarística no Santuário do Cristo, às 10h, presidida por Dom Orani João Tempesta seguida de uma exibição da Esquadrilha da Fumaça.

O Show da Paz também será no dia 12, no Aterro do Flamengo. A festa acontecerá junto ao Monumento dos Pracinhas e será aberta às 18h pelo Coral 80 anos Cristo Redentor e Ballet da Paz. Estão confirmadas as apresentações do reitor do Santuário, Padre Omar Raposo, e conhecidos artistas como Miúcha, Sandy, Leila Pinheiro, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Emílio Santiago, Elba Ramalho e Roberto Menescal. Também está confirmada a apresentação da cantora de jazz americana Stacey Kent, que se apresentará junto com Marcos Valle, informa a arquidiocese carioca.