O Papa Bento XVI pediu aos fiéis espanhóis que dêem a conhecer "com valentia e alegria" o Evangelho, em uma carta dirigida ao Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, na qual agradece pela organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), celebrada no mês passado de agosto em Madrid.

"Suplico a Deus que enriqueça a todos os filhos destas nobres terras com a abundância de dons de seu amor e misericórdia, que sirvam particularmente as novas gerações para manter-se arraigadas e edificadas em Cristo, firmes na fé e dispostas a anunciar a todos a alegria que supõe viver em plenitude o Evangelho, dando-o a conhecer com valentia a quantos nos rodeiam", afirma o Pontífice.

Na missiva, datada em 22 de agosto em Roma, que foi lida na primeira reunião do Comitê Executivo da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Bento XVI qualifica de "inesquecíveis" os dias de sua visita pastoral a Madri e agradece pelas "inumeráveis mostra de hospitalidade" dispensadas durante esse período.

Do mesmo modo, pede ao Cardeal Rouco que transmita esta gratidão aos bispos sufragâneos e auxiliares, ao clero, às comunidades religiosas e demais colaboradores "nessa querida Igreja particular de Madrid", assim como às autoridades nacionais, autonômicas e municipais, às Forças de Segurança do Estado, ao pessoal de saúde e aos "incontáveis" voluntários que, conforme afirma, "empenharam-se em tão magno evento juvenil".

"Que todos e cada um dos que fizeram possível esta festa da fé que vivemos juntos, cooperando nela de diferentes formas e entregando o melhor de si mesmos em sua preparação, desenvolvimento e feliz culminação, saibam que os levo gozosamente em meu coração", diz o Papa.

Por último, confia à "intercessão" da Virgem da Almudena os bispos, sacerdotes, seminaristas, religiosos e fiéis espanhóis, aos que, "de coração", imparte uma "especial Bênção apostólica, objeto de abundantes dons divinos".