Em uma conferência realizada no dia 17 de agosto em Madrid (Espanha) no contexto da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011, o Arcebispo eleito da Filadélfia, Dom Charles Chaput, ressaltou que ignorar o que acontece no mundo é um luxo que os católicos não se podem dar.

Em um evento auspiciado pelos Cavalheiros do Colombo, a organização laica maior do mundo, o Prelado ressaltou diante de milhares de jovens falantes de inglês chegados dos Estados Unidos, Índia, Austrália, Canadá, entre outros, que "a ignorância sobre o que acontece no mundo é um luxo que não nos podemos dar já que estar desinformado do mundo e dos seus problemas é um pecado contra nossa vocação de discípulos".

O Arcebispo recordou logo que quando um católico é fiel, sofrerá a perseguição de algum modo e para ser capaz de fazer frente a esses embates não podemos confiar nos meios como "o New York Times, CNN ou MSNBC para ter notícias confiáveis sobre a religião".
Esses meios, explicou o Prelado, "simplesmente não dão informação sobre a religião de modo confiável e às vezes não podem fazê-lo porque seus recursos são limitados ou estão cheios de preconceitos editoriais. São forças seculares que se concentram no lucro, a fé lhes parece algo antipático e vivem um forte cepticismo diante da verdade de Deus".

Em seguida Dom Charles Chaput se perguntou: "então, em quem podemos confiar?". "Temos excelentes meios católicos como Catholic News Agency, EWTN, o National Catholic Register e Our Sunday Visitor, além de blogs católicos e estações de rádio católicas. Apóiem estes meios e alentem seu grande trabalho pela Igreja".

Finalmente o Prelado alentou os jovens a amar "a Jesus Cristo como seu irmão e Senhor. Amem a Igreja como sua Mãe. Conheçam a fé, o mundo e suas lutas, e abram seu coração para mostrar a outros que a salvação de Deus para todos nós".