O ator de 'Transformers' Matthew Marsden assegurou que os atores e atrizes de Hollywood "não são só entretenimento" e que muitos deles "são católicos, têm fé e vão à igreja com suas famílias" embora isto não saia nas revistas.

"Não vamos ver nos titulares que um ator vai à missa, mas há muitos atores católicos em Hollywood", sublinhou Marsden que quis "mostrar esse outro lado" da balança do cinema durante a apresentação do Programa de Cinema da JMJ no qual serão exibidos vários filmes de temática religiosa.

Durante a roda de imprensa para explicar o programa cinematográfico que pela primeira vez na história é incluído na JMJ, a responsável da área de Cultura da JMJ, Carla Díez de la Rivera, destacou que "o Senhor está esperando no tapete vermelho da rua do Fuencarral para aproximar-se dos corações" porque, em sua opinião, Deus quer falar através do conteúdo plasmado em um filme ou através das interpretações dos distintos atores.

Por isso, vaticinou que "o Senhor vai transformar a vida de muitas pessoas esta quarta-feira" e pediu aos assistentes que se deixem "desconcertar por Deus".

Nesse sentido, a responsável pelas atividades de cinema da JMJ, Teresa Ekobo, elogiou que o cinema religioso seja possível e agradeceu a "gratuidade absoluta" dos filmes, que foram cedidas por seus autores para este programa, ao mesmo tempo que agradeceu a generosidade dos donos dos cinemas da rua Fuencarral, que esta tarde estarão abertos para a exibição de mais de uma vintena de filmes em 16 salas.

Estrela juvenil: Não tudo é glamour

Do mesmo modo, a atriz de 'High School Musical' e a primeira Embaixatriz da ONU para a Juventude --desde novembro de 2010--, Monique Coleman, destacou que teve a sorte de fazer seus sonhos realidade mas que não estaria onde está sem sua fé nem sem a força de Deus. Por isso, afirmou que quer compartilhar sua fé com os jovens.

"É importante para mim expor a verdade aos jovens, para que vejam que não tudo é 'glamour' a forma em que se fazem realidade os sonhos. É muito importante que os jovens conheçam quem são, que aprendam a amar-se a si próprios, a aprender de si mesmos. O cinema é visto como algo superficial e neste momento eu busco mostrar a outras pessoas que fazer o bem pode repercutir no mundo", refletiu a jovem atriz, que disse estar na JMJ porque é "uma pessoa jovem que ama aos jovens e que acima de tudo ama a Deus".

Por sua parte, o produtor do longa 'A Paixão de Cristo', Steve Mc Eveety, explicou que sua presença na JMJ se deve ao fato que ele queria ver milhares de jovens celebrando o Papa Bento XVI, porque esta é a primeira vez que se inclui o cinema na JMJ e porque aproveitou para realizar o Caminho do Santiago com sua família durante os dias prévios.

Um ator ao seminário

Enquanto, o protagonista do filme francês 'Il Etait une Foi', Gabriel de Lepinau, anunciou que no próximo ano ingressará no Seminário e explicou que ele e seu companheiro de filme Charles Guilhamon, percorreram o ano passado 12.000 quilômetros em 20 países para descobrir a fé das pessoas com o passar do mundo e, especialmente, em lugares onde os cristãos estão esquecidos ou perseguidos, como o Iraque, Índia, Nepal ou em algumas comunidades da Amazônia.

Deste modo, ambos explicaram que viajaram a estes países em bicicleta, de igreja em igreja para descobrir "todas as caras". "Esta viagem tinha que apoiar-se na confiança na providência divina", assinalou Lepinau.

Por sua parte, o padre William Raymond, que dirige uma produtora que desde 1947 se dedica a filmes religiosos em Hollywood, explicou que sua última produção 'O Rosário das Estrelas' surgiu como resultado da proposta de João Paulo II de que os jovens não deixassem de rezar o rosário, para o que no filme se mostra como várias estrelas do mundo do cinema, do espetáculo e do esporte, rezam o rosário e se costuma fazê-lo, e também destacou que é possível rezar via online com "gente famosa".