O Papa Bento XVI animou os católicos a entregar-se à apaixonante tarefa de despertar a alma cristã e humana "no mundo da educação, da cultura e da promoção integral da pessoa".

Em sua mensagem enviada à Instituição Teresiana, uma associação internacional de leigos de direito privado, que realiza sua assembléia plenária entre o 19 e o 28 de julho na localidade madrilenha de Los Negrales, na Espanha, o Santo Padre ressaltou a necessidade de renovar a vida cristã.

No texto Bento XVI destacou que "diante do olhar amoroso de Nossa Senhora de Covadonga nasceu uma idéia, uma boa idéia para dar um renovado ânimo a uma vida cristã exigente e a uma generosa missão de evangelizar e humanizar os diversos setores sociais, e que o Fundador pôs em prática com determinação, doçura e competência, até chegar hoje a numerosos países em quatro continentes".
 
Depois de recordar a contribuição do fundador, São Pedro Poveda, o Papa exortou a "renovar com gozo seu compromisso de cultivar com esmero em seu coração a presença de Cristo, segundo a grande mestra nas coisas do espírito, Santa Teresa, de maneira que sua vida seja exemplo no mundo e suas atividades projetem em cada ser humano a luz de Deus".

Finalmente fez votos para que dêem "muitos frutos nessa apaixonante tarefa de despertar a alma cristã e humana no mundo da educação, da cultura e da promoção integral da pessoa" e outorgou sua Bênção Apostólica.

A Instituição Teresiana é uma Associação Internacional de Leigos (de Direito Privado segundo o Direito Canônico) cuja finalidade é contribuir à promoção humana e social, através de mediações educativas e culturais, participando da missão evangelizadora da Igreja.

O nome Instituição Teresiana está inspirado na Santa Teresa de Jesus (Ávila), que viveu "uma vida plenamente humana e toda de Deus", nas palavras de Pedro Poveda.

A sede central e de governo está em Roma. Na Espanha existe uma sede internacional de referência e acolhida. Da mesma forma em cada cidade em que esta se encontra presente, conta com sedes sociais.

Mais informação em espanhol: www.institucionteresiana.com